Família Salvador Caetano tem uma fortuna de quase mil milhões de euros

Salvador Caetano Fernandes, nascido em 1926 e falecido em 2011, construiu um importante legado no setor automóvel a partir de Vila Nova de Gaia. Com origens humildes, começou a trabalhar aos 11 anos e aos 20 criou a empresa Martins & Caetano, uma fábrica de carroçarias de autocarro, que viria a ser o embrião do…
ebenhack/AP
Com uma fortuna avaliada em 996 milhões de euros, a família Salvador Caetano, dona do império da indústria automóvel com o mesmo nome, é a décima mais rica do país, segundo as contas da FORBES.
Listas Negócios

Salvador Caetano Fernandes, nascido em 1926 e falecido em 2011, construiu um importante legado no setor automóvel a partir de Vila Nova de Gaia. Com origens humildes, começou a trabalhar aos 11 anos e aos 20 criou a empresa Martins & Caetano, uma fábrica de carroçarias de autocarro, que viria a ser o embrião do grupo Salvador Caetano. Em 1968, a assinatura de um contrato para a importação e distribuição exclusiva da Toyota em Portugal representou um importante marco no crescimento dos negócios. Com o seu desaparecimento, os filhos Acácio e Maria Angelina, assumiram os negócios – nas partilhas, a irmã, Ana Maria, ficou com as participações fora do setor automóvel – e fizeram o grupo crescer. Infelizmente, o ano passado Acácio Caetano faleceu, aos 67 anos, deixando a sua parcela aos filhos, e a irmã seguiu na condução dos negócios, com o marido José Ramos, também ele acionista da empresa.

Com uma fortuna de 996 milhões de euros, a família Salvador Caetano, dona do império da indústria automóvel, situa-se na 10ª posição do ranking dos milionários da FORBES.

Atualmente, o grupo agrega mais de 100 empresas – como a Toyota Caetano, Caetano Bus, Salvador Caetano Indústria, Salvador Caetano Capital, Salvador Caetano Auto – dentro e fora de fronteiras, distribuídas em áreas como a indústria, serviços e a distribuição e retalho automóvel. Em 2022 atingiu um volume de negócios agregado de 3 mil milhões de euros, um recorde, face aos 2 mil milhões de 2021, e um EBITDA superior a 200 milhões de euros. Vendeu mais de 121 mil veículos ao longo do ano, 44% dos quais em Portugal.

Conheça aqui o top ten da lista da FORBES dos 50 portugueses mais ricos.

Mais Artigos