Os números em torno das transferências protagonizadas por João Félix continuam em alta. O Chelsea oficializou o regresso do internacional português ao clube, onde já tinha estado por empréstimo durante seis meses em 2023. De acordo com os valores que já vão sendo conhecidos, o avançado volta aos “Blues” a troco de 52 milhões de euros e assinou um contrato de sete épocas, até 2031, onde ganhará 383 mil euros por semana. Por ano, significam cerca de 19,9 milhões euros. Feitas as contas, se o português cumprir o contrato até ao fim, ganhará cerca de 139 milhões de euros.
Quando o jogador saiu do Benfica, para assinar pelo Atlético Madrid de Simeone, os números já tinham atingido recordes por a transferência ascender a cerca de 127 milhões de euros.
A saída de Félix do Atlético de Madrid tornou o internacional português no sétimo jogador que mais movimentou dinheiro em transferências na história do futebol. O atleta, que também já passou pelo Barcelona, já mobilizou mais de 190 milhões de euros. Se falarmos de jogadores portugueses, o jovem de 24 anos apenas perde para Cristiano Ronaldo que somando todas as suas transferências teve um custo aos clubes de 247 milhões de euros. A nível mundial, Neymar lidera o ranking tendo custado aos clubes para onde se transferiu um total de 400 milhões de euros.
Mas haverá mais protagonistas a receber um quinhão desta nova transferência. O Benfica poderá receber 1,1 milhões de euros, enquanto o FC Porto, onde o atleta fez a formação entre 2008 e 2014, terá direito a cerca de 450 mil euros. O Padroense, onde Félix esteve na época 2014/15, receberá quase 200 mil euros.
Depois do vaivém no Atlético de Madrid e da novela com o treinador Simeone, João Félix diz que finalmente encontrou uma casa. “Estou muito feliz por regressar ao Chelsea e mal posso esperar para começar. Adorei o tempo que passei no Chelsea e disse aos meus amigos e familiares que, um dia, gostaria de voltar à Premier League. Poder fazê-lo agora e, ainda por cima, com o Chelsea é muito bom. Estou muito entusiasmado por estar de regresso”, afirmou ao site do clube londrino.