O fundo CORUM Eurion, do universo da francesa CORUM Asset Management, comprou à SC Fitness um portfólio de três ginásios Solinca, num negócio avaliado em cerca de 17 milhões de euros. A operação foi feita através de Sale and Leaseback, uma transação financeira, na qual, uma empresa vende um ativo imobiliário a um investidor e simultaneamente estabelece um longo contrato de locação com o comprador, permitindo-lhe continuar a usar o imóvel.
Os ginásios estavam nas mãos da SC Fitness, que é detida pela SC Investments – antiga Sonae Capital –, que pertence a 100% à Efanor, a holding da família Azevedo.
Neste negócio estão três ginásios em Lisboa e Porto, operados sob a marca Solinca Classic, a gama mais alta da Solinca, com oferta de aulas, piscina, jacuzzi, SPA e estacionamento gratuito. Estão assim incluídos o ginásio Solinca em Almada, que forma parte de um complexo imobiliário. O portfólio inclui ainda o Solinca localizado na rua da Constituição no centro da cidade do Porto, que abriu atividade em 2018, a seguir a sofrer uma renovação total. O terceiro imóvel corresponde às instalações da Solinca em Rio Tinto, localizado na área urbana do Porto, constituído por quatro pisos e construído de raiz em 2018 para a SC Fitness.
A Corum detalha que o investimento nestes ativos da SC Fitness, que opera em Portugal 63 clubes e conta com mais de 150 mil utilizadores ativos, tem associados novos contratos de arrendamento com uma duração fixa de 25 anos.
Citado em comunicado, o diretor de Investimentos da Corum Asset Management para a Europa do Sul, Miguel Valente Bento, realça a satisfação “com mais um investimento do CORUM Eurion em Portugal, desta vez através de uma parceria a longo prazo com a SC Fitness, o líder de mercado no segmento”. Miguel Valente Bento salienta que “o portfólio está localizado em densas zonas residenciais em Lisboa e Porto, foi totalmente reformado recentemente e permite beneficiar da performance positiva dos ativos, capitalizando tendências seculares que levam ao crescimento da indústria de Health & Fitness.”
O CEO da SC Fitness, Bernardo Novo, admite que “esta parceria é um passo natural na estratégia de expansão e crescimento da SC Fitness. A união de forças com entidades como a Corum é fundamental para a execução desta estratégia”.
O grupo Corum gere cerca de 7,5 mil milhões de euros de mais de 130 mil clientes, entre fundos de duas especialidades: imobiliários e obrigações de alto rendimento. O grupo conta com ativos em 17 países tem sete escritórios, incluindo Lisboa.