António Horta Osório, o estratega da banca global

O banqueiro e gestor português, é uma das figuras mais icónicas da banca internacional, sendo reconhecido pela habilidade em salvar grandes instituições financeiras de crises profundas. O protagonista da capa de outubro/novembro da Forbes Portugal confessa que o ainda o “inspira e desafia constantemente é a curiosidade de perceber as mudanças que estão constantemente a…
ebenhack/AP
Sir António Horta Osório protagoniza a capa da Forbes Portugal. O sucesso à frente de instituições bancárias a par do papel de consultor fazem do gestor um nome incontornável na sociedade portuguesa.
Negócios

O banqueiro e gestor português, é uma das figuras mais icónicas da banca internacional, sendo reconhecido pela habilidade em salvar grandes instituições financeiras de crises profundas. O protagonista da capa de outubro/novembro da Forbes Portugal confessa que o ainda o “inspira e desafia constantemente é a curiosidade de perceber as mudanças que estão constantemente a acontecer à nossa volta e perspetivar a melhor maneira de me adaptar e ajudar as empresas com as quais colaboro a perspetivar com antecipação e adaptarem-se a essas mudanças globais e contínuas”.

Questionado sobre como avalia o sector bancário em Portugal depois do colapso do BES, o gestor admite que “evoluiu substancialmente”. Horta Osório realça que as “reformas implementadas e o aumento dos requisitos regulatórios de capital, liquidez e de supervisão trouxeram mais solidez financeira, transparência e rigor ao sistema, em conjunto com novas lideranças nos principais bancos portugueses que imprimiram um maior foco na performance e na criação de valor para os acionistas”.

Atualmente com 60 anos, Horta Osório é o retrato de uma liderança estratégica marcada pela disciplina, ética, resiliência e um compromisso com a transformação das organizações que lidera. Horta Osório, que chegou a ser condecorado pela Casa Real Britânica, vive um novo momento: volta a atuar em Portugal, onde explora possibilidades empresariais, enquanto desempenha papéis estratégicos e como consultor em várias empresas e fundos internacionais.

Leia o artigo completo na edição de outubro/novembro da revista Forbes Portugal que já está nas bancas.

Mais Artigos