O acordo de princípio a que Sonae e Bankinter chegaram pretende criar uma joint-venture que lance um operador “líder em crédito ao consumo” em Portugal, segundo as empresas, que terá como acionistas a Sonae e o Bankinter Consumer Finance, ambos com 50% do capital.
As partes vão continuar a trabalhar na conclusão da transação, a qual incluirá uma due diligence bilateral, a negociação de contratos vinculativos e as necessárias aprovações regulatórias.
Este acordo terá por base a combinação dos negócios do Universo, entidade gestora do portefólio de produtos e serviços financeiros do grupo Sonae, e do Bankinter Consumer Finance em Portugal, entidade gestora da oferta de produtos e serviços de crédito ao consumo do Bankinter em Portugal.
Atualmente, o Universo conta com mais de um milhão de clientes e uma carteira de crédito de aproximadamente 400 milhões de euros.
A parceria com o Bankinter acontece após o Universo ter acordado com o Banco CTT terminar o atual acordo na área dos serviços financeiros a 31 de dezembro de 2023, data em que o Universo terá uma opção de compra da carteira de crédito existente no Banco CTT.
De acordo com a Sonae, este acordo “visa, nomeadamente, proteger o cliente final, mantendo-se o Universo como único ponto de contacto, emitente e concedente de crédito”.