A estrela pop Katy Perry, a noiva de Jeff Bezos, Lauren Sanchez, e a jornalista Gayle King farão parte da tripulação de seis pessoas do próximo voo da Blue Origin, marcando o que a empresa aeroespacial de Bezos disse ser a primeira tripulação exclusivamente feminina a viajar para o espaço em décadas.
A Blue Origin anunciou esta quinta-feira uma tripulação de seis pessoas para o último voo do seu programa New Shepard: Perry, Sanchez, King, a antiga cientista de foguetões da NASA Aisha Bowe, a cientista de investigação Amanda Nguyen e a produtora de cinema Kerianne Flynn.
O lançamento acontecerá esta primavera. Será um voo de 11 minutos logo acima da linha de Kármán, a fronteira internacionalmente reconhecida entre a atmosfera da Terra e o espaço.
A Blue Origin afirmou num comunicado que “cada pessoa a bordo é um membro da tripulação” e que “não há pilotos”, uma vez que a nave espacial New Shepard é totalmente autónoma.
O último voo espacial com uma tripulação exclusivamente feminina ocorreu a 16 de junho de 1963, de acordo com a NASA, quando a União Soviética lançou Valentina Tereshkova sozinha no espaço para um voo de três dias.
Quanto custa um bilhete para o espaço?
A maioria dos passageiros do New Shepard paga pelo seu lugar, enquanto figuras notáveis, como aconteceu com o ator William Shatner, viajam de graça. A Blue Origin exige que os potenciais passageiros preencham um formulário e paguem um depósito reembolsável de 150 mil dólares, embora o preço exato de um bilhete não seja conhecido, uma vez que os primeiros relatórios indicavam que um lugar custaria pelo menos 200 mil dólares. O primeiro bilhete vendido foi leiloado online a um licitante anónimo por 28 milhões de dólares em 2021.
(Com Forbes Internacional/Ty Roush)