Lisboa prepara-se para roubar todo o protagonismo a Roma e é mesmo verdade que, durante alguns dias, todos os caminhos vão dar à capital portuguesa. Mas nem todos partilham do mesmo entusiasmo em relação à Jornada Mundial da Juventude que os peregrinos que já estão a encher Portugal de norte a sul. Principalmente quando o tema é o dinheiro investido no evento.
Bordalo II traduziu este sentimento através de um obra intitulada “Walk of Shame”, passadeira da vergonha em português. O artista colocou no palco do Parque Tejo, o que deu mais que falar por causa do valor inicial de 4,2 milhões de euros, uma passadeira com notas de 500 euros como padrão. Mesmo com os cortes aplicados, este palco tem um valor de 2,9 milhões de euros.
“Num estado laico, num momento em que muitas pessoas lutam para manter as suas casas, o seu trabalho e a sua dignidade, decide investir-se milhões do dinheiro público para patrocinar a tour da multinacional italiana. Habemus Pasta”, escreveu o artista na sua conta do Instagram.
A publicação, onde é possível ver os vídeos do momento em que a passadeira foi estendida, tem mais de 100 mil gostos, apenas 13 horas depois de ser colocada online.
A Jornada Mundial da Juventude começa no próximo dia 1 de agosto e só terminam seis dias depois. O Papa Francisco estará em Portugal durante cinco dias, entre 2 e 6 de agosto.