O Papa Bento XVI (1927-2022), que morreu no último dia do ano de 2022 e cujo funeral decorreu esta quinta-feira, 5 de janeiro, passou por Portugal uma única vez durante o seu pontificado. Aconteceu em 2010, com visitas a Lisboa, Fátima e Porto.
No entanto, há outra história a ligar o alemão Joseph Ratzinger, ele que foi o 265º Papa da Igreja Católica, a Portugal.

A cadeira de descanso de Bento XVI foi produzida pela portuguesa Antarte, da região norte do país. Essa cadeira foi utilizada na visita do Sumo Pontífice ao Porto, a 14 de maio de 2010.
Produzida com recurso à madeira de castanheiro e pele gravada com o logótipo de Bento XVI, a cadeira utilizada pelo então Papa foi desenhada pelo arquiteto Audemaro Rocha.

Para se chegar à versão final, foram necessários três protótipos e cerca de 76 horas de trabalho. Após a celebração da homilia, o Papa Bento XVI solicitou que a cadeira de descanso fosse enviada para o Vaticano.

Foi a primeira de uma série de cadeiras criadas pela Antarte para personalidades nacionais e internacionais de referência, como José Mourinho (em 2012, quando o português treinava o Real Madrid), o ex-presidente da República Cavaco Silva ou o ex-selecionador de Portugal Fernando Santos (um cadeirão exclusivo com as cores verde e vermelha).
Nascida em 2000
A Antarte nasceu em 2000, como uma empresa dedicada às antiguidades e à arte, nomeadamente ao restauro de peças antigas e à comercialização de peças de mobiliário marcadas por um estilo mais clássico.
Evoluiu para passar a ser um fabricante de mobiliário e decoração em Portugal, tendo uma fábrica própria, no norte de Portugal.
A marca exporta os seus produtos para vários mercados internacionais, da Europa aos EUA, tendo lojas próprias em África do Sul, Angola, Gana, Marrocos, São Tomé e Príncipe e Costa do Marfim.