Campanha de crowdlending angaria 25 mil euros para apoiar autistas

A Vencer Autismo – organização não-governamental sem fins lucrativos, que se dedica a apoiar pessoas portadoras de deficiência – recorreu à plataforma de crowdlending GoParity para obter um financiamento de 25 mil euros. De acordo com um comunicado enviado à FORBES, a iniciativa tem como objetivo combater o estigma do autismo. Os fundos foram angariados…
ebenhack/AP
A Vencer Autismo decidiu optar num modelo inovador de financiamento colaborativo por empréstimo, onde a GoParity, através da sua comunidade de quase 11 mil investidores, conseguiu financiar o projeto.
Empreendedores

A Vencer Autismo – organização não-governamental sem fins lucrativos, que se dedica a apoiar pessoas portadoras de deficiência – recorreu à plataforma de crowdlending GoParity para obter um financiamento de 25 mil euros.

De acordo com um comunicado enviado à FORBES, a iniciativa tem como objetivo combater o estigma do autismo. Os fundos foram angariados em menos de dois dias e a organização pretende com este resultado, caso o modelo se prove sustentável em Portugal, estender a sua atividade a outros países.

O documento explica que a sustentabilidade financeira das entidades da economia social sem fins lucrativos assenta em modelos de trabalho voluntário, doações, subvenções, benefícios fiscais e linhas de financiamento governamentais, o que condiciona muitas vezes o crescimento destas instituições, a captação de talento, a atratividade do setor, a competitividade e a capacidade de resolução dos desafios sociais a que se propõem resolver.

No entanto, para realização das suas atividades, a Vencer Autismo decidiu optar num modelo inovador de financiamento colaborativo por empréstimo, onde a GoParity, através da sua comunidade de quase 11 mil investidores, conseguiu financiar o projeto.

O comunicado não revela os moldes em que foi operado a transação, nem o período para o reembolso, mas, avança que a ONG terá de devolver o empréstimo angariado, com juros.

O co-fundador da Vencer Autismo, Joe Santos, avança no comunicado que a organização está a testar um modelo de financiamento diferente para expandir a ação ao Brasil. “Fomos surpreendidos quando, em menos de 36 horas conseguimos angariar 25 mil euros na GoParity. A rapidez e desburocratização dos processos em nada são comparáveis à banca. É a prova de que o poder está nas pessoas a quem recorremos para o financiamento”, considera.

A Vencer Autismo atua na promoção da inclusão das pessoas com autismo, através do entendimento e redução do estigma a elas associado. Até à data, mais de 55 mil pessoas assistiram aos eventos e palestras da organização, em mais de 60 cidades portuguesas. Só em 2020, mais de 23 mil pessoas inscreveram-se nos diversos eventos e 98% das que assistiram consideraram que a sua participação contribuiu muito para o seu entendimento sobre o autismo.

Já a GoParity é a primeira plataforma portuguesa de acesso a investimento de impacto, com base num dos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Junta projetos de impacto social e ambiental à procura de financiamento a pessoas que queiram investir em negócios que promovam a sustentabilidade. Investiu já em projetos muito diversificados, desde os fotovoltaicos ao turismo sustentável, mobilidade elétrica à moda sustentável e das comunidades de talento rurais à indústria do mar.

Mais Artigos