Catarina Albuquerque, a portuguesa que quer levar a água ao mundo

Licenciada em Direito, a portuguesa Catarina Albuquerque, 54 anos, é, desde 2018, presidente da organização Sanitation and Water for All, parceira da ONU na missão de levar água potável e saneamento a todos os cantos do mundo. A revista Forbes Portugal coloca-a este ano na terceira posição da categoria de Responsabilidade Social e Sustentabilidade do…
ebenhack/AP
Ao alcançar uma avalição de 68 pontos, Catarina Albuquerque, CEO da Sanitation and Water for All, é a terceira Mais Poderosa dos Negócios, na categoria da Responsabilidade Social da lista da Forbes.
Líderes

Licenciada em Direito, a portuguesa Catarina Albuquerque, 54 anos, é, desde 2018, presidente da organização Sanitation and Water for All, parceira da ONU na missão de levar água potável e saneamento a todos os cantos do mundo. A revista Forbes Portugal coloca-a este ano na terceira posição da categoria de Responsabilidade Social e Sustentabilidade do seu ranking anual das Portuguesas Mais Poderosas nos Negócios.

Foi em 2008 que esta profissional se tornou a Relatora Especial da ONU para a Água e o Saneamento, tornando-se diretora executiva depois desse feito, que lhe valeu, em 2009, a Medalha de Ouro dos Direitos Humanos atribuída pela Assembleia da República Portuguesa e ainda foi reconhecida com a Ordem de Mérito pelo Presidente da República Portuguesa.

Com 68 pontos, Catarina Albuquerque é a terceira Portuguesa Mais Poderosa dos Negócios na categoria de Responsabilidade Social e Sustentabilidade do ranking da Forbes Portugal.

Mestre em Direito Internacional pelo Institut Universitaire de Hautes Etudes Internationales, foi consultora jurídica no Gabinete de Documentação e Direito Comparado logo após concluir a sua licenciatura. Foi Professora Convidada das Faculdades de Direito das Universidade do Minho e de Universidade de Coimbra e recebeu um Doutoramento Honoris Causa da Universidade da Carolina do Norte. É ainda presidente do conselho da Faculdade Nova School of Law.

Garantir que ninguém no planeta fica sem acesso à água

Quando assumiu a presidência da Sanitation and Water for All declarou que o seu desejo é “chegar a 2030 e garantir que não existe ninguém à face da Terra sem acesso a água e saneamento de qualidade e com dignidade”.

A avaliação da Forbes Portugal é feita com base em cinco critérios, pontuados de zero a 20, obtendo-se assim uma pontuação final para cada nome analisado: Fortuna, Poder de Decisão, Poder de Influência, Dimensão do Negócio e Empreendedorismo. Depois de pontuados, os nomes foram organizados pelas áreas de atividade em que mais se destacam, selecionando-se as cinco mulheres mais pontuadas de cada categoria.

Mais Artigos