Como Hugo Madeira está a revolucionar a saúde oral

Como surgiu a ideia de trazer a tecnologia GBT para Portugal e qual foi o processo de implementação desta clínica? A ideia nasceu da união de dois sonhos. Da minha ambição clara para que as pessoas entendam o impacto da prevenção oral na saúde geral e, da visão do fundador da EMS, para quem a…
ebenhack/AP
O médico dentista vai inaugurar uma clínica inovadora dedicada em exclusivo à prevenção oral e, para tal, vai usar tecnologia suíça.
Negócios

Como surgiu a ideia de trazer a tecnologia GBT para Portugal e qual foi o processo de implementação desta clínica?

A ideia nasceu da união de dois sonhos. Da minha ambição clara para que as pessoas entendam o impacto da prevenção oral na saúde geral e, da visão do fundador da EMS, para quem a tecnologia GBT é o futuro da saúde oral. Num setor ainda preso a métodos convencionais, quisemos ser pioneiros. Criámos um espaço, formámos uma equipa e trouxemos o que há de mais avançado em tecnologia suíça de higiene oral para Portugal. Este projeto não é apenas uma clínica: é prevenção, conceito e literacia.

Pode explicar em mais detalhe como funciona o método GBT e de que forma se diferencia dos procedimentos convencionais de higiene oral?

O GBT é um “game-changer”. Enquanto os métodos tradicionais são como apagar incêndios, o GBT atua como um detetive de alta tecnologia, identificando e eliminando o biofilme (placa bacteriana) com precisão. Trata-se de uma técnica patenteada que se divide em 8 etapas, onde, com a ajuda de um corante revelador, o paciente visualiza a sua placa bacteriana, no dia-a-dia invisível, promovendo a mudança de hábitos.

São utilizados instrumentos de precisão e controlo centrados no conforto do paciente, resultando num tratamento altamente eficaz, sem dor. Numa fusão perfeita entre ciência e experiência, a GBT Clinic by Hugo Madeira redefine o que significa “ir ao dentista”, onde se respira o lema da EMS: “I feel good”.

É importante relembrar que o conceito GBT não é apenas o uso de uma máquina, é a combinação da formação certificada SDA, tecnologia patenteada e com a incorporação da filosofia “No pain”.

Quais são os principais benefícios da tecnologia GBT para os pacientes, tanto em termos de saúde oral como de experiência durante a consulta?

Os pacientes terminam as consultas com um sorriso mais saudável e com uma experiência feliz. Uma saúde oral controlada, conforto extremo, consultas eficazes. Mais do que resolver problemas, o GBT cria uma nova relação com a saúde oral: é acolhedora, suave e educativa. O resultado? Os pacientes querem realmente voltar, porque aprendem a valorizar a prevenção e porque adoram a experiência.

Que desafios enfrenta com uma abordagem tão inovadora num setor tradicional como o da saúde oral em Portugal?

Mudar mentalidades é sempre o maior desafio, o setor da prevenção da saúde em Portugal, por vezes, caminha a um ritmo lento. A nossa abordagem não é seguir, não é esperar, mas sim criar tendências. Queremos inspirar clínicas, profissionais e sobretudo fazer com que os pacientes olhem para a saúde oral como algo dinâmico, preventivo e obrigatório. Para nós, a grande mudança dá-se na personalização e adequação dos tempos entre consultas a cada paciente, quebrando e questionando o paradigma universal de que todas as consultas de higiene oral devem ser de 6 em 6 meses, por isso, criámos a GBT Clinic by Hugo Madeira.

O foco na prevenção é central para esta clínica. Acha que os portugueses estão conscientes da importância da prevenção em saúde oral? Como planeia educar os pacientes sobre este tema?

Ainda há uma mentalidade de “só vou ao dentista quando dói”. O nosso papel é revolucionar esta perspetiva. Vamos educar através das experiências que vivem dentro deste espaço. A clínica será uma plataforma educativa. Queremos transformar o cuidado oral preventivo numa prioridade, afinal somos o resultado de uma aliança entre duas empresas, EMS e Hugo Madeira, que há largos anos dão cartas na prevenção oral.

Quais são as expectativas em relação ao impacto da clínica GBT no panorama da saúde oral em Lisboa?

Não queremos apenas ser uma clínica; queremos ser o epicentro da mudança na saúde oral em Lisboa. A expectativa é clara: elevar o padrão, redefinir o que é excelência e transformar Lisboa numa referência europeia em cuidados orais preventivos e tecnológicos. O impacto será visível na saúde, na mentalidade e até no orgulho dos lisboetas. Pois, num projecto que se prevê multinacional, esta será a primeira de várias GBT Clinic a nível mundial.

O conceito de membership é relativamente novo no setor da saúde oral. Pode explicar como funciona e quais as vantagens para os pacientes?

O nosso sistema de membership é disruptivo: oferece uma relação contínua e um sentimento de pertença. É investir num estilo de vida com uma ótima saúde oral. É conveniência, prioridade e um toque de exclusividade. Falamos de uma comunidade de pessoas que se preocupam com a sua saúde e valorizam o cuidado preventivo.

A tecnologia GBT foi desenvolvida pela EMS Dental, uma multinacional suíça. Que tipo de formação ou preparação foi necessária para a equipa da clínica adotar esta tecnologia?

Toda a equipa clínica, estagiou na Suíça, no centro de excelência e investigação EMS, onde se encontra o núcleo de formação SDA, para aprender a tecnologia e para incorporar toda uma nova filosofia de atendimento, garantindo a correcta implementação de cada detalhe do protocolo GBT. Hoje, não temos apenas uma equipa de clínicos, temos profissionais especializados e certificados no protocolo GBT vestindo a mesma camisola e falando a mesma linguagem, padronizando assim os tratamentos e melhorando os resultados.

Além do conforto e da eficácia no tratamento, que outros aspetos da experiência do paciente foram considerados no design e funcionalidade da clínica?

Cada detalhe foi desenhado para o paciente se sentir em casa. Desde a sala de espera, que nos remete para uma galeria de arte, às cadeiras cor de rosa do lounge GBT e, o aspeto muito “clean” de toda a clínica. Ser atendido da GBT clinic by Hugo Madeira é uma experiência única.

Quais são os próximos passos para a Clínica GBT by Hugo Madeira?

Os próximos passos? Continuar a sonhar grande e a revolucionar a saúde oral, sempre com um foco inabalável no paciente e crescer a nossa comunidade. Um projeto futuro será a abertura de outra GBT Clinic by Hugo Madeira em Cascais.

Mais Artigos