Conheça a cinco cidades mais acessíveis para morar perto de Lisboa

O elevado preço das casas em Portugal foi um dos temas mais discutidos durante o ano de 2024. O que é bom para os investidores, não é o melhor para as famílias portuguesas que se encontram com dificuldades em arranjar casas que possam pagar com os baixos ordenados nacionais. É por isso que a procura…
ebenhack/AP
O portal Imovirtual fez as contas e mostra quais as poupanças significativas em morar em cinco cidades próximas de Lisboa, quer no valor do arrendamento, quer no valor da aquisição. Saiba quais são.
Economia

O elevado preço das casas em Portugal foi um dos temas mais discutidos durante o ano de 2024. O que é bom para os investidores, não é o melhor para as famílias portuguesas que se encontram com dificuldades em arranjar casas que possam pagar com os baixos ordenados nacionais.

É por isso que a procura começou a alargar-se para outras zonas nos arredores dos centros urbanos, como é o caso de Lisboa. O portal Imovirtual analisou os dados disponíveis relativos ao custo das rendas e dos valores de compra das casas nos arredores da capital e elaborou o top 5 das cidades que oferecem um bom equilíbrio entre o custo e a qualidade de vida.

Utilizou, como critérios, os preços médios de arrendamento e de venda, relativos ao mês de novembro e a diferença de preços em comparação com Lisboa e distância em quilómetros. Os preços médios das rendas no concelho de Lisboa rondam os 1.940 euros, segundo o Imovirtual, enquanto a compra de casa alcança uma média de 764,5 mil euros, valores que representam um aumento de 5% e de 2%, respetivamente, face ao mês anterior.

Segundo as contas do portal Imovirtual, Almada é a cidade mais barata para arrendar e a Amadora a mais barata para a compra de casa.

Estes valores estão a empurrar as pessoas para fora da capital. Além das poupanças significativas, as cidades nos arredores de Lisboa oferecem uma elevada qualidade de vida, proximidade ao trabalho e acesso a serviços essenciais. Almada e Seixal, por exemplo, destacam-se pela sua ligação direta a Lisboa através de transportes públicos e pelo crescente investimento em infraestruturas.

“Já há um tempo que as cidades nos arredores de Lisboa já não são consideradas cidades-dormitório. Além de manter uma proximidade ao centro económico e cultural, estão cada vez mais desenvolvidas e oferecem uma boa qualidade de vida. Por isso, passam a ser opção”, refere Sylvia Bozzo, marketing manager do Imovirtual.

Conheça a seguir o top das cinco cidades mais acessíveis para arrendar e comprar casa perto de Lisboa, ordenadas pela maior diferença de preços em comparação com Lisboa.

Arrendamento:

1 – Almada: 1.100 euros (mês) – diferença de 43%

Distância: 15 quilómetros de Lisboa

2 – Amadora: 1.250 euros (mês) – diferença de 36%

Distância 15 quilómetros de Lisboa

3 – Seixal:  1.312,5 euros (mês) – diferença de 32%

Distância: 20 quilómetros de Lisboa

4- Loures: 1.350 euros (mês) – diferença de 30%

Distância: 15 quilómetros de Lisboa

5 – Alcochete: 1.450 euros (mês) – diferença de 25%

Distância: 40 quilómetros de Lisboa

Compra:

1 – Amadora: 240 mil euros – diferença de 69%

Distância: 15 quilómetros de Lisboa

2 – Seixal: 425 mil euros – diferença de 44%

 Distância: 20 quilómetros de Lisboa

3 – Almada: 525 mil euros – diferença de 32%

  Distância:  15 quilómetros de Lisboa

4 – Loures: 530 mil euros – diferença de 31%

Distância:  15 quilómetros de Lisboa

5 – Odivelas: 600 mil euros – diferença de 22%

Distância: 15 quilómetros de Lisboa

Mais Artigos