Prima de Paula Amorim, a líder do ranking das mulheres mais poderosas nos negócios, Cristina Rios de Amorim, 54 anos, é acionista, administradora e presidente do Grupo Amorim. É irmã de António Rios de Amorim, CEO da Corticeira Amorim, filho de António Ferreira de Amorim, irmão mais velho do falecido empresário Américo. Este ramo da família tem sobretudo negócios na área da cortiça com a sua importante participação no negócio familiar que vale hoje quase 1,3 mil milhões de euros. Discreta e low profile, Cristina Rios de Amorim pouco partilha da sua vida pessoal. Faz parte da quarta geração no negócio que está hoje sediado em Mozelos, Santa Maria da Feira, e com raízes que remontam a 1870.
Percurso Profissional da 46º mais poderosa
Licenciada em Economia na Faculdade de Economia do Porto, que terminou em 1991, Cristina Rios de Amorim ingressou depois na Birmingham Business School – The University of Birmingham, na qual concluiu uma Master of Business Administration (MBA) em International Banking and Finance, seguindo-se uma pós-graduação em Gestão Internacional na Universidade Católica Portuguesa.
Entre 1992 e 1993 trabalhou em corporate finance, passando pelo S.G. Warburg Espanha e pelo N. M. Rothschild & Sons Limited. Depois desta experiência internacional entrou no negócio da família em 1994, para o Departamento de Finanças da Amorim Investimentos e Participações SGPS.
É ainda membro do Conselho Geral da AEM – Associação de Empresas Emitentes de Valores Cotados em Mercado e da direção da BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável. É ainda administradora não executiva do BPI. Hoje faz parte do conselho de administração da Corticeira Amorim SGPS, assumindo também as funções de CFO e CSO. Foi CFO, vice-presidente e é atualmente presidente da Amorim Investimentos e Participações SGPS.
A revista Forbes Portugal publicou o seu ranking na edição de Junho/Julho de 2023.