A Blackfriday.pt é uma startup internacional, fundada por Jerôme Amoudruz, na Suíca, e dedicada às promoções da Black Friday e da Cyber Monday. A ideia do empreendedor foi facilitar a vida aos consumidores nesta altura de promoções, ajudando-os a encontrar as melhores opções e fazendo a ponte com os vendedores, sobretudo parceiros locais, criando um laço de confiança.
Segundo o seu estudo anual, realizado pela GFK, sobre as intenções e ações dos consumidores antes, durante e depois da Black Friday, estima-se que o volume de negócio de ecommerce que será faturado durante a semana da Black Friday, em Portugal, seja entre 120 e 130 milhões de euros. De acordo com o estudo, cerca de 72% dos portugueses planeia gastar, em média, 290 euros durante a Black Friday, ou seja, um aumento do valor de 11%, comparativamente com o ano anterior. Conheça a seguir qual a estratégia da empresa para o mercado nacional, segundo o seu CEO.
Qual foi a necessidade identificada que levou à criação desta plataforma?
A BlackFriday.pt foi criada, em 2015, no mercado suíço e depois desenvolveu-se para outros na Europa, para dar resposta a uma necessidade crescente dos consumidores ao facilitar a procura e comparação de ofertas e descontos durante a Black Friday. A principal necessidade identificada foi a dificuldade que enfrentavam ao tentar encontrar as melhores ofertas e promoções no meio de um grande volume de informações e anúncios na internet.
Desta forma, identificámos que este era um evento com uma enorme procura, mas que necessitava que as ofertas e os descontos fossem centralizados e, por isso, decidimos criar uma plataforma dedicada que poderia ajudar a poupar tempo e dinheiro aos consumidores e, ao mesmo tempo, ajudar os comerciantes a vender mais num período muito importante do ano.
Assim, a BlackFriday.pt foi lançada para oferecer uma forma conveniente de encontrar as melhores ofertas, descontos e promoções da Black Friday numa variedade de categorias, desde tecnologia, eletrodomésticos e moda até produtos para o lar. Desde então, a plataforma tem crescido e evoluído, fornecendo informações atualizadas sobre as ofertas da Black Friday.

Que objetivos de negócio traçaram para o mercado nacional?
O principal objetivo é realmente ajudar os consumidores a poupar numa lista de comerciantes. Para os comerciantes, o nosso objetivo é ser uma alternativa aos GAFA google para captar clientes, no mercado da Black Friday, – porque finalmente, este é considerado um mercado.
Deste modo, pretendemos, quer para as marcas quer para os consumidores, servir e propor ofertas das lojas portuguesas. Atualmente, esperamos alcançar entre 40 a 50 parceiros, e em termos de consumidores esperamos cerca de 200 a 300 mil utilizadores.
Em termos de objetivos de negócio, o mercado de e-commerce em Portugal representa 4 mil milhões de euros e o nosso objetivo é tornarmo-nos um ator principal desse mercado e, por isso, pretendemos desenvolver e mobilizar recursos para fortalecer a nossa equipa em Aveiro, onde já temos um escritório aberto.
Que experiência já trazem de outros mercados e que vos ajude a crescer no mercado nacional?
Cada país tem um comportamento muito específico e um relacionamento com o evento muito diferente, mas existem de facto modelos e padrões que são similares de mercado para mercado. E, neste sentido, a nossa plataforma foi construída para conseguir lidar com picos de tráfego muito intensos, num prazo muito curto, como é o da Black Friday. Desta forma, a experiência que fomos adquirindo em outros mercados, permitiu-nos ir adaptando a tecnologia da plataforma de modo a oferecer uma experiência ao utilizador sólida e confiável em Portugal.
Que tipo de parcerias são estabelecidas com as marcas que vendem no Blackfriday? Como funciona esta relação?
Somos uma plataforma que tem o modelo similar aos modelos de publicidade muito tradicional, temos algumas ofertas que são pagas e que, por isso, aparecem em primeiro nas respostas dos consumidores. Por outro lado, também, de acordo com as respostas dos consumidores, listamos o máximo possível de ofertas graças à Inteligência Artificial (IA).
“O mercado de e-commerce em Portugal representa 4 mil milhões de euros e o nosso objetivo é tornarmo-nos um ator principal desse mercado e, por isso, pretendemos desenvolver e mobilizar recursos para fortalecer a nossa equipa em Aveiro, onde já temos um escritório aberto”.
As marcas divulgam em exclusividade connosco as suas promoções e datas e nós divulgamo-las quando estão disponíveis. O nosso objetivo é ajudar as marcas a atingirem um maior número de consumidores, sendo que a nossa oferta é única no mercado, pois somos especializados e concentramos a nossa oferta em momentos em que os consumidores estão prontos a comprar.
De que forma estão a marcas a redesenhar as suas estratégias para a venda a retalho com o apoio da vossa startup?
Reparámos que, ao longo ano, o evento era cada vez mais esperado, quer pelos consumidores quer pelas marcas, o que levou a que estas redefinissem as suas estratégias comerciais para responderem a esta procura. De forma geral, não só em Portugal, mas globalmente, o que temos vindo a analisar é que o comércio necessita de momentos assim, de impulsos, e percebemos que os eventos mais tradicionais como o Dia dos Namorados, saldos, entre outros, já são tão apelativos, porque são previsíveis. E, desta forma, temos vindo a reparar que as marcas estão a redefinir, ao longos dos últimos anos, os seus orçamentos publicitários e a investir cada vez mais neste momento, por ser mais rentável.
Através da blackfriday.pt permitimos aos utilizadores, num só endereço, ter acesso a um maior número de ofertas do evento. Dado que as marcas estão a migrar os seus budgets para atingir uma grande audiência nesta altura do ano, criámos um espaço dedicado para estas também terem aí as suas lojas.
Estas ao anunciarem as suas ofertas na BlackFriday.pt, podem aumentar a sua visibilidade online, alcançando um público mais amplo de consumidores que procuram descontos durante a Black Friday. Isso ajuda-as a atrair tráfego para seus sites ou lojas online. Por outro lado, através da nossa plataforma poderá ser possível atrair novos clientes que podem não estar familiarizados com os seus produtos ou serviços, no qual a exposição a um público mais amplo pode resultar na conquista de novos clientes e na construção de relacionamentos de longo prazo.
As marcas podem também destacar ofertas especiais na BlackFriday.pt. Isso pode envolver descontos exclusivos, promoções de tempo limitado ou bundles atraentes. Assim podemos ajudar as marcas a desenvolver estratégias de preços e gestão de stock, pois tendo por base o desempenho das ofertas durante a Black Friday, estas podem ajustar as suas estratégias para maximizar o seu lucro.
De que forma a utilização desta plataforma é vantajosa para os consumidores? Pode ser uma garantia de que estamos a comprar ao melhor preço?
A nossa aposta é estimular o comércio local, ou seja, dentro das escolhas só promovemos lojas que empreguem pessoas no país. Não fazemos, de forma intencional, por exemplo, a promoção da Amazon ou de plataformas chinesas, porque o nosso desafio é utilizar este evento para estimular o comércio nacional de cada país, porque acreditamos que o e-commerce também tem uma questão local.
Por outro lado, a BlackFriday.pt ajuda os consumidores a economizar tempo, a encontrar ofertas e descontos relevantes e tomar decisões informadas. No entanto, os consumidores devem fazer ainda uma pesquisa cuidadosa e comparar preços para garantir que estão a fazer compras inteligentes durante a Black Friday. Muitas vezes, a BlackFriday.pt oferece acesso a ofertas exclusivas que podem não estar disponíveis em outros lugares, o que significa que podem encontrar promoções especiais que de outra forma não teriam acesso.
A plataforma foi ainda projetada para fornecer informações atualizadas sobre ofertas e descontos. Isso permite que os consumidores saibam quando as promoções começam, quando terminam e quais são os produtos que estão em promoção, assim como em vez de gastarem tempo a navegar por diversos sites e lojas à procura das promoções, a BlackFriday.pt concentra-as num só lugar, economizando tempo e esforço.
Do mesmo modo, criámos a plataforma para garantir que as informações dos produtos e preços sejam precisas e confiáveis, fornecendo segurança.Procuramos garantir aos consumidores que estão de facto a comprar ao melhor preço, mas a oscilação de preços é algo natural do mercado. O que fazemos para evitar as fraudes é exigir aos comerciantes parceiros, quando estabelecemos a parceria, um compromisso de que aquele é o melhor/menor preço do ano.
Como lidam com a questão da cibersegurança? Como conseguem reduzir o número de fraudes nesta época de descontos?
A gestão da cibersegurança e a redução do número de fraudes são questões críticas para nós, especialmente durante esta época, quando o tráfego e as transações online aumentam significativamente. Desta forma, utilizamos algumas medidas comuns para conseguirmos lidar com estas questões, nomeadamente todas as promoções que oferecemos são todas verificadas, os consumidores se optarem por comprar pela nossa plataforma são automaticamente remetidos para os sites oficiais da marca para realizarem o pagamento e assim dificilmente serão enganados. Assim como garantimos a segurança dos dados pessoais dos utilizadores, que é fundamental, sendo que isso envolve a implementação de políticas e práticas rigorosas de privacidade, bem como a conformidade com regulamentações de proteção de dados, como o RGPD na União Europeia.
Por outro lado, monitorizamos também o tráfego para detetar atividades suspeitas, como tentativas de invasão ou ataques de hackers, o que ajuda a identificar e a responder a ameaças em tempo real, bem como incentivamos os utilizadores a ter comportamento seguros online, como a criação de senhas fortes, a verificação de URL e a proteção contra phishing.
Qual a percentagem de fraudes associadas às compras nesta época?
A taxa de fraudes associadas às compras durante a época da Black Friday pode variar amplamente e não há uma percentagem única que se aplique universalmente. A incidência de fraudes depende de vários fatores, incluindo a região, o setor, o tipo de produtos ou serviços, o canal de venda (online ou offline), e as práticas de segurança implementadas pelas empresas.
Durante a Black Friday e outras épocas de grande volume de compras, os criminosos cibernéticos frequentemente intensificam os seus esforços para realizar fraudes, como phishing, fraude de cartão de crédito, roubo de identidade e muito mais.
A taxa de fraude também pode ser influenciada pela vigilância e pela monitorização de segurança implementados pelas empresas, instituições financeiras e plataformas de compras online. Muitas dessas entidades têm sistemas de prevenção de fraudes em vigor para detetar e impedir atividades fraudulentas. A junção de dados específicos sobre a taxa de fraude durante a Black Friday pode ser complexa, uma vez que as empresas podem relatar dados diferentes e nem todas as tentativas de fraude são bem-sucedidas ou relatadas. Portanto, as estimativas exatas variam de um ano para o outro e de um mercado para outro.
Numa altura de inflação alta, de taxas de juro elevadas, o que esperam da adesão dos consumidores às promoções da Black Friday?
De acordo com o nosso estudo, o cenário para a Black Friday deste ano revela um panorama de compras menos ponderado entre os consumidores portugueses. Ou seja, a maioria dos portugueses (72%) planeia gastar, em média, cerca de 290 euros durante a Black Friday, ou seja, um aumento do valor de 11%, comparativamente com o ano anterior.
Contudo, para 30% dos potenciais compradores o valor de compras estará abaixo do valor médio apurado e terá um teto máximo de 100 euros e isso poderá ser justificado por uma maior consciencialização e preocupação com a inflação e as taxas de juros. Mas, existe ainda uma percentagem considerável (24%) de consumidores portugueses que refere que pretende gastar entre 101 euros a 300 euros. Cerca de 11% ainda não têm certeza sobre o valor que vai gastar, uma percentagem mais baixa quando comparado com os 27% do ano anterior.
De referir ainda que, 63% dos inquiridos estão ansiosos para aproveitar as promoções da Black Friday, mantendo assim o valor em linha com o ano anterior e admitem que vão esperar pela data para aproveitar as promoções.