A Casa Mendes Gonçalves, que detém a marca de molhos e vinagres Paladin, anunciou o lançamento oficial da sua Fundação em abril e nomeou para presidente executivo Tiago Pereira, até agora membro da direção da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
De acordo com a empresa da Golegã, a Fundação Mendes Gonçalves, que vai ser oficialmente lançada no dia 23 de abril, “destaca-se, entre outros aspetos, pela decisão do empresário e fundador Carlos Mendes Gonçalves em doar as suas ações à Fundação. Assim, a Fundação Mendes Gonçalves passará a deter a operação comercial, cujo grande objetivo será gerar receitas para um impacto social positivo, diferenciador para a região onde está sediada (Golegã), para Portugal e para o mundo”.
O empresário Carlos Mendes Gonçalves realça que “a criação da Fundação Mendes Gonçalves é a concretização de um sonho de longa data, de garantir que o impacto que queremos gerar vai muito além de uma geração. Esta Fundação representa o meu, e o nosso, compromisso com um futuro cada vez mais consciente, próximo e sustentável”.
O grupo dono da marca Paladin explica que a criação da Fundação reflete “o compromisso da Casa Mendes Gonçalves de uma contribuição duradoura para a sociedade, demonstrando que crescimento económico pode caminhar lado a lado com responsabilidade social e impacto societal positivo”. A entidade vai dedicar-se sobretudo a três áreas: educação, regeneração e nutrição, estando assim alinhada “com a identidade empresarial, a visão do fundador e as necessidades da comunidade”.
O agora CEO da Fundação Mendes Gonçalves, Tiago Pereira, foi durante dez anos COO da Ordem dos Psicólogos Portugueses e depois também membro executivo da direção. O gestor conta com uma carreira “marcada por liderança estratégica, transformação social e inovação”, refere a Casa Mendes Gonçalves.

O fundador do grupo do setor alimentar, realça que “escolher o Tiago Pereira para liderar este projeto foi natural, pois ele partilha da nossa visão de inovação com propósito e tem percorrido um caminho que muito admiro, dando a vida a projetos transformadores para o bem comum”. Carlos Mendes Gonçalves acredita que juntos “podemos criar um legado que inspire outras pessoas a agir, a transformar e a nutrir as suas comunidades, começando sempre pela sua terra, pelas suas pessoas”.
Citado em comunicado, Tiago Pereira sublinha que “queremos servir este propósito maior unindo novas formas de inovação social baseada em evidência, à sustentabilidade e à procura de um contributo para uma sociedade de maior possibilidade de bem-estar para todas as pessoas, da Golegã para o mundo.”
O CEO da Fundação Mendes Gonçalves assume que a entidade que vai liderar vai influenciar também o setor em Portugal e destaca que “pretendemos que o modelo transformador de criação da Fundação e enquadramento no Universo Mendes Gonçalves tenha impacto rumo a uma filantropia mais estratégica em Portugal, ao seu maior contributo para uma sociedade com mais oportunidades para todos e seja exemplo para outras e outros empresários que procuram gerar mudanças positivas nas suas comunidades e garantirem o legado das suas organizações”.