Dono da Zara regressa ao Top 10 da lista Forbes dos mais ricos

O dono da marca Zara, o espanhol Amancio Ortega, amealhou mais uns milhões e está de regresso ao Top 10 do ranking da Forbes dos mais ricos do mundo. Aos 88 anos, Amancio Ortega conta agora com uma fortuna avaliada em 122,5 mil milhões de dólares (cerca de 110 mil milhões de euros). Na lista…
ebenhack/AP
Amancio Ortega, regressou à restrita lista dos 10 mais ricos do mundo com uma fortuna de 122,5 mil milhões de dólares. O dono da Zara beneficiou da capitalização bolsista do grupo Inditex, que fundou.
Listas

O dono da marca Zara, o espanhol Amancio Ortega, amealhou mais uns milhões e está de regresso ao Top 10 do ranking da Forbes dos mais ricos do mundo. Aos 88 anos, Amancio Ortega conta agora com uma fortuna avaliada em 122,5 mil milhões de dólares (cerca de 110 mil milhões de euros).

Na lista geral dos bilionários de 2024, publicada há poucos meses, Amancio Ortega aparecia na 13ª posição do ranking dos mais ricos com uma fortuna de 103 mil milhões de dólares (cerca de 95,3 mil milhões de euros). Agora, com a atualização das cotações, o empresário ultrapassou Steve Ballmer, ex-CEO da Microsoft, e chega ao décimo lugar.

O grupo Inditex, fundado por Amancio Ortega e que detém a Zara e marcas como Massimo Dutty, conquistou um valor de mercado de 152,32 mil milhões de euros. Com este desempenho, a fortuna do empresário espanhol, que controla 60% das ações do grupo retalhista, saiu a ganhar.

Amancio Ortega já tinha liderado este ranking em 2015, quando ultrapassou Bill Gates (agora no oitavo lugar) no pódio. Ainda conseguiu manter-se nos primeiros lugares da lista em 2016, mas desde então tem vindo a ser ultrapassado pelas fortunas, por exemplo, dos donos das novas tecnológicas.

Ortega cofundou a cadeia de fast fashion, Inditex, com a sua falecida mulher Rosalia Mera em 1975. Hoje, a Inditex, está cotada na Bolsa de Madrid, conta com oito marcas e detém 7.500 lojas em todo o mundo.

O ranking da Forbes continua, à data de hoje, a ser liderado pelo fundador da Tesla e da rede social X, Elon Musk. O sul-africano é seguido por nomes não menos conhecidos como: Jeff Bezos, da Amazon, Bernard Arnault, da LVMH, Mark Zuckerberg, da Meta, Larry Ellison, Oracle, Warren Buffett, Berkshire Hathaway, Larry Page, Alphabet, Bill Gates, Microsoft e Sergey Brin, também da Alphabet.

A primeira mulher que surge na lista é Françoise Bettencourt, da L’Oréal, que ocupa o 18º lugar.

Mais Artigos