Elon Musk dá 1 milhão de dólares por dia aos eleitores que assinem a sua petição

Elon Musk, um bilionário apoiante do antigo presidente Donald Trump, anunciou durante o fim de semana que vai dar aleatoriamente 1 milhão de dólares todos os dias até às eleições a um eleitor de um estado indeciso que assine uma petição do seu super PAC - a mais recente e controversa doação de dinheiro por…
ebenhack/AP
Pelo menos um especialista em direito eleitoral já está a questionar a legalidade da oferta de um milhão de dólares feita por Musk aos apoiantes da petição do seu PAC.
Líderes

Elon Musk, um bilionário apoiante do antigo presidente Donald Trump, anunciou durante o fim de semana que vai dar aleatoriamente 1 milhão de dólares todos os dias até às eleições a um eleitor de um estado indeciso que assine uma petição do seu super PAC – a mais recente e controversa doação de dinheiro por um comité de ação política apoiado pela pessoa mais rica do mundo.

Musk anunciou os prémios diários de 1 milhão de dólares num comício para Trump em Harrisburg, Pensilvânia, e nomeou o primeiro vencedor no local, John Dreher.

Os eleitores podem qualificar-se para o prémio assinando uma petição de apoio à liberdade de expressão e ao direito de porte de armas dirigida pelo America PAC de Musk – que gastou milhões a apoiar a candidatura eleitoral de Trump, incluindo o pagamento de campanhas porta-a-porta em estados indecisos.

Os eleitores da Pensilvânia receberam o prémio de um milhão de dólares no passado domingo. Esta segunda-feira, e nos 15 dias seguintes, os signatários da Pensilvânia, Geórgia, Nevada, Arizona, Michigan, Wisconsin e Carolina do Norte serão elegíveis.

O advogado eleitoral Rick Hasen afirmou numa publicação no seu blogue que a última iniciativa de Musk é “claramente ilegal”, argumentando que viola uma lei federal que proíbe “pagar, oferecer, ou aceitar pagamentos, quer para o registo de voto, quer para votar”. O governador democrata da Pensilvânia, Josh Shapiro, também criticou a oferta, dizendo no “Meet the Press” de domingo que Musk tem o direito de expressar suas opiniões, “mas quando começa a fluir esse tipo de dinheiro para a política, acho que levanta sérias questões que as pessoas podem querer dar uma olhada”.

(Com Forbes Internacional/Molly Bohannon)

Mais Artigos