Elon Musk, o bilionário CEO da Tesla, apresentou a nova frota de robotáxis da empresa, denominados Cybercabs, veículos elétricos destinados a transportar passageiros sem condutor.
Musk fez o anúncio num evento muito aguardado no parque de cinema da Warner Brothers em Burbank, Califórnia. Chegou ao local sendo recolhido pelo táxi autónomo, um veículo cinzento mate que se assemelha a um Cybertruck com arestas mais arredondadas, sem volante ou pedais no interior e com portas que se abrem para cima como asas de borboleta. Musk também apresentou uma versão maior de um veículo autónomo chamado Robovan, que pode transportar até 20 pessoas.
“Com a autonomia, recuperamos o nosso tempo”, afirmou. “Isto é um grande negócio”.
Ele disse que os Cybercabs estariam à venda em 2026 e custariam cerca de 30 mil dólares, embora Musk tenha repetidamente ultrapassado as datas de lançamento dos produtos. Ele prometeu uma frota de robotáxis todos os anos desde 2019. “Eu tendo a ser um pouco otimista em relação aos prazos”, disse ele no evento, antes de acrescentar que estaria disponível “antes de 2027, vou colocar dessa forma”.
Ao apresentar os novos modelos, Musk expôs o que considera ser uma nova visão para a Tesla, além do fabrico e venda de veículos eléctricos e do desenvolvimento de IA e de software autónomo. O impulso seria bem-vindo: As vendas de veículos elétricos da empresa caíram 2,3% este ano, uma vez que perdeu quota de mercado para outros fabricantes de automóveis elétricos, em especial nos EUA.
O evento foi transmitido em direto pela X, a plataforma social de que Musk é proprietário, para mais de 3,3 milhões de espetadores. O evento começou com quase uma hora de atraso porque uma pessoa na multidão teve uma emergência médica, escreveu Musk no X.
No evento, Musk também mostrou uma versão atualizada dos robôs humanóides Optimus da empresa, que, segundo ele, custariam entre 20 mil e 30 mil dólares depois de começarem a ser construídos em grande escala, mas não forneceu um prazo para o seu lançamento.
(Com Forbes Internacional/Richard Nieva)