A cientista portuguesa Elvira Fortunato é uma das portuguesas mais conceituadas dentro e fora de fronteiras. A ex-ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior está este ano presente na lista das mulheres Mais Poderosas nos Negócios, ranking elaborado pela revista Forbes Portugal. Com um total de 65 pontos, posiciona-se na terceira posição da categoria de Educação e Ciência, que é liderada pela empresária Rosália Teixeira, acionista da Porto Editora.
Elvira Fortunado é uma das mulheres Mais Poderosas nos Negócios, segundo o ranking de 2024 elaborado pela Forbes Portugal, situando-se no terceiro lugar da categoria de Educação e Ciência, ao alcançar 65 pontos de avaliação.
A investigadora, licenciada em Física e Engenharia dos Materiais e com um doutoramento em Microelectrónica e Optoelectrónica, dirige o Centro de Investigação de Materiais do Laboratório Associado i3N e é ainda Professora Catedrática no departamento de ciências dos materiais na Universidade NOVA de Lisboa.
Com quase mil artigos artigos científicos publicados, Elvira Fortunato recebeu mais de 50 prémios e distinções internacionais. O Conselho Europeu de Investigação (ERC) a atribuiu-lhe uma bolsa de 3,5 milhões de euros, o maior montante alguma vez dado a um investigador em Portugal, a segunda bolsa da sua carreira atribuída pela mesma entidade. A primeira foi de 2,5 milhões de euros, em 2008, para a criação de um laboratório que investigasse materiais eletrónicos em nanoescala.
A revista Forbes Portugal publicou o seu ranking das 55 Mulheres Mais Poderosas nos Negócios na edição de agosto/setembro. A avaliação da Forbes Portugal é feita com base em cinco critérios, pontuados de zero a 20, obtendo-se assim uma pontuação final para cada nome analisado: Fortuna, Poder de Decisão, Poder de Influência, Dimensão do Negócio e Empreendedorismo. Depois de pontuados, os nomes foram organizados pelas áreas de atividade em que mais se destacam, selecionando-se as cinco mulheres mais pontuadas de cada categoria.