“A recuperação da FAMEL não é apenas sobre a produção de motocicletas, é sobre reacender uma paixão e um legado”. A frase é do CEO & Re-Founder da empresa, Joel Sousa, sobre o momento que a icónica marca fabricante de motociclos atravessa, em que, a palavra de ordem é revitalizar. A empresa apresentou mais um passo nesta estratégia.
A FAMEL anunciou que o Fundo NOVUS gerido pela Magnify Capital Partners, em parceria com o Banco Português de Fomento já investiu 2,45 milhões de euros, a que se juntará o investimento de entidades privadas. Depois desta ronda de investimento, a fabricante de motociclos assume que “estará em condições de acelerar o plano estratégico da empresa de revitalizar a marca e posicionar-se fortemente no mercado de veículos elétricos de duas rodas alinhando a marca ao atual contexto da crescente procura por soluções de mobilidade ecológica”.
A FAMEL anunciou ainda que irá trazer de volta à estrada a emblemática XF-17, agora em versão elétrica. Sobre esta aposta, Joel Sousa refere que “com o renascimento da icónica XF-17, a FAMEL não só preserva a sua herança como também se adapta à nova tendência pela procura de soluções de mobilidade sustentáveis e eficientes”.
O founder and Chairman at Magnify Capital Partners, António Vieira da Silva, realça que “a ronda de investimento estabelece uma base sólida para a FAMEL se destacar no crescente mercado de mobilidade elétrica, não apenas em Portugal, mas também nos mercados internacionais”.
A nova versão elétrica da FAMEL vai incorporar componentes, sobretudo, europeus, dos quais, 50% serão feitos em Portugal. Com planos para iniciar a produção em Anadia, perto de Águeda, a empresa pretende tirar partido da capacidade industrial instalada na região, conhecida por ser um dos maiores produtores de bicicletas da Europa, assim como detentor de know-how no setor das duas rodas.