Esta quinta-feira, em Lisboa, decorreu a primeira edição dos Forbes Green ESG Awards, onde foram distinguidas organizações, projetos e líderes que se destacaram na área do ESG. Filipa Pantaleão, secretária geral da BCSD Portugal, foi uma das oradoras convidadas.
No seu pitch, Filipa apresentou o projeto CSO Circle, criado com o objetivo de “trazer à luz as pessoas que trabalham a sustentabilidade dentro das suas empresas”, segundo explicou.
“É uma comunidade de pessoas que estão a trabalhar na sustentabilidade e de alguma maneira sentem que estão sozinhas. O espírito desta comunidade é exatamente criar uma lógica de colaboração, partilha e entreajuda entre pares. Juntar estas pessoas para que discutam os problemas da função, de modo a conseguirem trabalhar a sustentabilidade estrategicamente dentro das empresas e não apenas sozinhos nos seus departamentos”, afirmou.
Este projeto destina-se a todos os chief sustainability officers de empresas portuguesas, os administradores ou diretores com o pelouro da sustentabilidade que operam numa posição de tomada de decisão na área e todos os setores e empresas privadas e público-privadas.
A partir do momento em que um individuo ou empresa decidem avançar com a candidatura a este grupo, ela será analisada pela equipa do BCSD Portugal. Na tomada de decisão, pesam três critérios. O facto de a candidatura pertencer a um CSO, administrador ou equivalente que opere numa posição de tomada de decisão na área da sustentabilidade, se as empresas são ou não um membro do BCSD Portugal – se não forem terão vagas limitadas ao seu dispor -, e a quantidade de candidaturas por empresas.