A revista Nature divulgou que a Fundação Champalimaud é a 11ª melhor instituição sem fins lucrativos na investigação em neurociências, a nível mundial, e a 5ª na Europa, destacando o impacto crescente da Fundação no cenário global.
Ao longo da última década, o Nature Index classificou as principais instituições de investigação a nível mundial com base na sua produção científica em revistas de prestígio.
Este ranking baseia-se na contribuição que cada instituição tem em publicações científicas da área e é medida tanto pelo número de artigos (“Count”) quanto pela parcela de autoria (“Share”). O Nature Index levou em consideração vários fatores, incluindo o número de artigos publicados, a contribuição de cada instituição para esses artigos, sendo que os dados foram recolhidos a partir de 128 jornais científicos de elevada qualidade, selecionados por um grupo independente de investigadores ativos e posteriormente validados por investigadores de todo o mundo.
O Nature Index 2024 vem cimentar a crescente proeminência da Fundação Champalimaud na investigação em neurociências.
Juntando-se a instituições como a Sociedade Max Planck (#1) na Alemanha, o Instituto Allen (#6) nos Estados Unidos da América e o Instituto Pasteur (#13) na França, o ranking coloca a Fundação Champalimaud entre aqueles que mundialmente mais contribuíram para a neurociência, sendo a única instituição portuguesa a fazer parte do Nature Index 2024 de neurociência.