Chris Pavlovski, fundador e CEO da Rumble, plataforma alternativa ao YouTube, entrou com o pé direito no novo ano. Apesar das conhecidas dificuldades financeiras da plataforma, que reivindica para si a liberdade de expressão, e é mais popular no quadrante político da direita, viu as suas ações subirem mais de 100% no final do ano, tornando-o um novo milionário americano da tecnologia, segundo as contas da revista Forbes Internacional.
Esta valorização aconteceu porque a Rumble anunciou, a 20 de dezembro, que a Tether, a maior emissora de stablecoin do mundo, a USDT – moeda que faz a ponte entre o dólar e a criptomoeda – fez um investimento estratégico de 775 milhões de dólares (cerca de 757 milhões de euros) na plataforma de vídeo. As ações da Rumble chegaram aos 16,27 dólares (cerca de 15,89 euros) no dia 26 de dezembro.
A Forbes esclarece que devido ao seu estatuto de fundador da Rumble, Pavlovski possui uma classe especial de ações que lhe dá direito a 85% do poder de voto da empresa.
A Forbes estima que Pavlovski valha agora cerca de 1,3 mil milhões de dólares (1,27 mil milhões de euros) sobretudo devido a sua participação de 25% na Rumble, que regista uma capitalização bolsista, ao dia de hoje, de 3,16 mil milhões de dólares (cerca de 3,09 mil milhões de euros), depois de ter caído novamente nos últimos dias. Nas contas entram ainda a opção para adquirir uma participação adicional de 6% com um preço de exercício de três cêntimos de dólar por ação.
Não foram, no entanto, incluídas opções de “earnout” que poderiam aumentar a sua participação no Rumble até 44%, se as ações da empresa forem negociadas acima de 17,50 dólares (cerca de 17 euros) por ação durante 20 dias num período de 30 dias antes de setembro de 2027 – um cenário que agora parece um pouco menos estranho do que há um mês. A Forbes esclarece que devido ao seu estatuto de fundador da Rumble, Pavlovski possui uma classe especial de ações que lhe dá direito a 85% do poder de voto da empresa.
Alavancar o crescimento com 250 milhões de dólares
Além do investimento da Tether, a valorização das ações tem sido também impulsionada por uma melhoria de resultados e ainda por um cenário político mais favorável para os meios de comunicação alternativos, explicou à Forbes Scott Devitt, analista da Wedbush.
Pavlovski anunciou ainda que, como parte do acordo do investimento da Tether, a mesma injetará 250 milhões de dólares (cerca de 244,2 milhões de euros) na conta bancária da Rumble para alavancar o seu crescimento. Os restantes 525 milhões de dólares (cerca de 513 milhões de euros) da transação serão usados para comprar de volta até um quarto das ações da empresa, incluindo até uma participação de 4% de Pavlovski.
A Rumbler vai poder continuar a assinar contratos com criadores de conteúdos da direita, como Donald Trump Jr., Kimberly Guilfoyle e Russell Brand, além de criadores mais apartidários como Dave Portnoy’s Barstool Sports.
A injeção de capital não poderia ter vindo em melhor altura já que a Rumble apresentou um prejuízo de 100 milhões de dólares (cerca de 97,7 milhões de euros) nos primeiros nove meses de 2024, acumulando 218 milhões de dólares (cerca de 213 milhões de euros) de perdas desde o início de 2023. Agora, com o capital da Tether, a Rumbler vai poder continuar a assinar contratos com criadores de conteúdos da direita, como Donald Trump Jr., Kimberly Guilfoyle e Russell Brand, além de criadores mais apartidários como Dave Portnoy’s Barstool Sports, ou seja, com todos os quais já têm acordos com a plataforma.
Quem é Pavlovski, o fundador da Rumble
Nascido no Canadá, Pavlovski começou cedo, ainda adolescente, a trabalhar na área da Internet, construindo websites em Toronto. Em 2011, fundou a Cosmic Development, uma empresa de outsourcing de TI com escritórios na Sérvia e no país natal dos seus pais, a Macedónia do Norte. Lançou depois, em 2023, a Rumble, como uma alternativa ao YouTube que ajudava os pequenos criadores na gestão de direitos. Em 2020, os conservadores frustrados com a censura das Big Tech, descobriram a plataforma, aumentando seu público de um milhão para 21 milhões de utilizadores mensais, conduzindo a empresa à atual política de anti-cancelamento e anti-Big Tech.
Apesar de todos os esforços de injeção de capital, de fusões e outros negócios, os resultados da Rumble têm sido decepcionantes. A média mensal de utilizadores atingiu um pico de 80 milhões no final de 2022, contra os 67 milhões no último trimestre. Mas Pavlovski não desiste: a 23 de dezembro, publicou um vídeo do comentador conservador e investidor do Rumble, Dan Bongino, saudando a ascensão de uma economia paralela “anti-despertar”. Pavlovski destacou uma citação do vídeo de dois minutos: “Pode entrar neste comboio ou ser atropelado por ele, porque ele está a chegar”.
(Com Kyle Khan-Mullins/Forbes Internacional)