Herdade dos Grous fatura 2,6 milhões de euros este ano

Num ano completamente desafiante, cerca de 2,6 milhões de euros foi quanto faturou a vinícola Herdade dos Grous, revela em entrevista à FORBES o seu gerente, Luís Duarte, que considera ser um resultado positivo, a julgar pela baixa de 30% na produção. Situada no baixo Alentejo, a Herdade dos Grous explora atualmente cerca de 1000…
ebenhack/AP
Em 2021, a empresa prevê aumentar mais 40 hectares para o cultivo, bem como reforçar a presença em mercados estratégicos como os EUA, Canadá e no continente asiático.
Destaque Negócios

Num ano completamente desafiante, cerca de 2,6 milhões de euros foi quanto faturou a vinícola Herdade dos Grous, revela em entrevista à FORBES o seu gerente, Luís Duarte, que considera ser um resultado positivo, a julgar pela baixa de 30% na produção.

Situada no baixo Alentejo, a Herdade dos Grous explora atualmente cerca de 1000 hectares de terras. Em 2021, a empresa, antecipou o gestor, prevê preparar mais 40 hectares de terra para o cultivo e produção de vinhas e azeitonas, bem como reforçar a presença em mercados estratégicos como EUA, Canadá e no continente asiático.

A estratégia para o reforço da presença internacional da Herdade dos Grous, precisa o também enólogo da empresa, estará baseada no desenvolvimento de uma estratégia de marketing que permita solidificar a marca junto dos clientes, tendo o tema “sustentabilidade” como conceito agregador.

Recentemente, a Herdade dos Grous tornou-se no primeiro produtor de vinho em Portugal a ser distinguida pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) com o selo de produção sustentável, devido as suas práticas de gestão agrícola que visam a integração da agricultura no meio ambiente, com respeito pela terra e pela natureza.

De acordo com Luís Duarte, só na adega são implementadas boas práticas, tendo em conta alguns aspetos fundamentais tais como o uso eficiente de energia elétrica e de água, bem como o recurso a materiais mais sustentáveis na embalagem dos produtos.

“Temos vindo a desenvolver uma filosofia de produção sustentável em todas as suas vertentes, com especial enfoque na vinha e adega. Promovemos a paisagem agrícola em mosaico, mantendo e incrementando a biodiversidade”, disse.

Para além dos aspetos ambientais, a responsabilidade social, o envolvimento e cooperação com os colaboradores, atualmente 27, e a própria comunidade local são áreas de ação fundamentais para que o projeto seja verdadeiramente integrado.

O gestor aponta que dos principais objetivos da empresa agora e nos próximos anos é continuar a produzir de modo sustentável, protegendo o ambiente, promovendo o bem-estar dos seus colaboradores e beneficiando, assim, a comunidade local em que a herdade está inserida.

Para além do vinho, a Herdade dos Grous dedica-se à criação de suínos, ovinos e bovinos de raças autóctones, agricultura biológica de vegetais e frutos, à produção de azeite e à criação de cavalos. Reúne no mesmo espaço, de forma integrada, a produção de vinho, agro-pecuária, turismo rural e enoturismo.

Os vinhos produzidos apresentam uma personalidade forte, evidenciando as características do terroir da Herdade dos Grous. Marcados pela frescura e pela franqueza da sua fruta, são vinhos de grande longevidade quando se trata dos tintos e de grande riqueza aromática no caso dos brancos.

Anualmente são criados os vinhos Herdade dos Grous Tinto e Branco e os seus correspondentes reservas de maior estrutura e potencial de guarda. Com características muito específicas e distintas, são também aqui criados o Herdade dos Grous 23 Barricas, Moon Harvested e o Colheita Tardia.

Mais Artigos