A histórica marca Sanjo acaba de mudar de mãos com a meta de reforçar a internacionalização. A Head Value, holding liderada pelo empresário vianense Carlos Palhares, adquiriu 51% do capital da M2Bewear, empresa portuguesa que detém a icónica marca de calçado, assim como uma área de negócio dedicada a fardas e equipamentos de proteção individual (EPI’s).
A Sanjo foi fundada em 1933 e desde então tornou-se um ícone do calçado português, sobretudo nas décadas de 40 e 50, quando era a marca de eleição dos jovens. Ganhou nova vida em 2019 quando foi revitalizada regressando ao mercado com modelos clássicos e novas interpretações do seu design original.
Em comunicado, a Head Value explica que esta operação “tem como objetivo acelerar o crescimento e internacionalização dos negócios e marcas da M2Bewear, permitindo à empresa garantir os recursos necessários para a sua próxima etapa de desenvolvimento”.
A Head Value tem negócios em vários sectores como a indústria e o turismo, sendo de destacar o controlo da Mecwide, empresa de serviços de engenharia na indústria metalomecânica especializada nos sectores de Oil & Gas, Assistência Técnica, Minas & Cimentos, Sistemas Modulares, Indústria & Energia e Data Centers.
No mesmo comunicado pode ler-se que a Sanjo “pretende acelerar a sua estratégia de crescimento com uma aposta na expansão internacional e na digitalização”. E acrescenta que a entrada da Head Value permite à empresa “reforçar capitais e incorporar experiência de gestão especializada, beneficiando da visão de Carlos Palhares e do seu know-how acumulado na internacionalização e crescimento de marcas e negócios”.
Em 2019, os atuais acionistas da Sanjo, Hélder Pinto e José do Egipto, assumiram a marca apostando na sua revitalização e relançamento através de um trabalho de rebranding, inovação no design e melhoria do produto. Como resultado “a marca consolidou-se novamente como uma referência no mercado português, conquistando uma nova geração de consumidores e preservando o seu legado histórico”.