Integer encontrou a chave para trazer consultores de TI para os seus escritórios

A Integer Consulting é uma empresa 100% portuguesa que atua desde fevereiro de 2007 na área da consultoria e outsourcing em Tecnologias de Informação, desenvolvendo, cada vez mais, software à medida e prestando serviços ao nível de cibersegurança. Embora discreta, esta tech portuguesa tem crescido bastante e de forma sustentável, tendo já cerca de 350…
ebenhack/AP
Em face da dificuldade que as empresas de TI enfrentam em contratar, a portuguesa Integer encontrou a chave para conquistar talento estrangeiro para os seus escritórios em Lisboa: garantir habitação.
Tecnologia

A Integer Consulting é uma empresa 100% portuguesa que atua desde fevereiro de 2007 na área da consultoria e outsourcing em Tecnologias de Informação, desenvolvendo, cada vez mais, software à medida e prestando serviços ao nível de cibersegurança.

Embora discreta, esta tech portuguesa tem crescido bastante e de forma sustentável, tendo já cerca de 350 colaboradores e escritórios em Lisboa, no Porto e em São Paulo (Brasil). Entre os seus clientes encontram-se vários players tecnológicos do mercado mundial — como Indra, Accenture, CGI e KPMG —, trabalhando com empresas nacionais e multinacionais, sobretudo em Portugal, mas também na Europa (Reino Unido, Bélgica, Irlanda, Alemanha e Suíça).

Estando inserida num setor que se debate com dificuldades em recrutamento (e na retenção de mão-de-obra) e tendo em conta que a Integer pretende reforçar os seus quadros com cerca de uma centena de novas pessoas este ano, a empresa puxou da criatividade e criou, em maio último, um programa inovador, o Integer Living Hub.

O Integer Living Hub é uma iniciativa desenhada pela Integer que disponibiliza apartamentos aos colaboradores estrangeiros que vêm trabalhar para esta tech portuguesa.

Em termos práticos, a Integer arrendou e modernizou seis apartamentos no centro da Portela, perto do aeroporto de Lisboa — com capacidade para acolher 12 pessoas no total (duas por cada residência).

A empresa mobilou os apartamentos e assegura a limpeza semanal para os seus funcionários não terem de se preocupar com estas tarefas e possam estar mais focados no trabalho. E para aliviar também o stress que deslocações casa-trabalho-casa poderiam suscitar em quem acabou de chegar ao país, a Integer concentrou no mesmo prédio os apartamentos e o escritório.

Foto: the_burtons/Getty Images

O Integer Living Hub disponibiliza ainda um espaço de coworking (com minicabines), também no mesmo edifício e piso dos apartamentos, que visa cultivar a proximidade com os colaboradores e fomentar a sua integração.

O investimento neste projeto realizado pela Integer Consulting foi de 250 mil euros.

A localização escolhida, a Portela, não foi casual, pois o prédio em questão (Edifício Concórdia, na Urbanização da Portela) também conta com um centro comercial no piso térreo – oferece todos os serviços essenciais, incluindo farmácia, banco, restaurantes, supermercado, padaria, café, papelaria –, e dá acesso a transportes públicos (paragem de autocarros à porta e metro a 1 km).

Os 6 a 9 meses que os consultores ocupam um destes apartamentos da Integer dá-lhes tempo para procurarem, com mais calma, a sua própria casa.

O intuito da Integer é que os seus funcionários não tenham que se preocupar em arranjar habitação assim que aterram em Portugal: a empresa ajuda-os, garantindo-lhes um teto com as comodidades essenciais, como, de resto, pudemos constatar na visita ao espaço que os responsáveis da empresa nos fizeram. A permanência dos colaboradores nestes apartamentos é temporária: a ideia é que ali fiquem durante alguns meses (de 6 a 9 meses, por regra), dando tempo para essa pessoa procurar a sua própria habitação.

“O objetivo é atrair e reter talento e também facilitar a vida e garantir equilíbrio e bem-estar a quem muda de país e se depara com problemas relacionados com arrendamento de casa: fiador, terem tempo para procurar a casa e a zona que pretendem e não ficarem dependentes de um contrato com outro apartamento, escolha de escola para os filhos”, aponta a empresa.

“Para se ter noção, até há bem pouco, conhecemos casos de pessoas vindas de fora a quem estava a ser exigido um ano de renda para poderem ficar num determinado apartamento. Isto não é viável para as pessoas. Também chegou a acontecer os nossos colaboradores pedirem-nos dinheiro emprestado para suportarem os vários meses de rendas que lhe estavam a exigir de antecipação, o que também é confrangedor para quem está a acabar de chegar a uma empresa”, refere Rúben Santos, Head of Outsourcing Services da Integer Consulting.

Rúben Santos, Head of Outsourcing Services da Integer Consulting.

A solução encontrada – alojamento em apartamentos para os primeiros tempos – está a revelar-se acertada, sendo uma espécie de “emprego com chave na mão”, com a Integer a conseguir atrair profissionais tech estrangeiros, para já, maioritariamente vindos do Brasil.

“São consultores que na sua maioria trazem família”, esclarece Rúben Santos que admite a possibilidade de, mediante a procura, a empresa alargar a oferta, disponibilizando mais apartamentos no mesmo piso onde os atuais seis se encontram.

Outro fator aliciante neste conceito do Integer Living Hub é o facto de, a par do apartamento, a empresa prestar ajuda com tudo o que são documentos, abertura de conta no banco, acolhimento no aeroporto: “Os colaboradores têm menos situações para resolver de imediato e mais estabilidade e conforto, o que lhes permite estar focados no trabalho e alcançar melhores resultados”, sublinha a Integer que deixa claro que não traz ninguém sem ter visto e a sua situação legal devidamente regularizada.

Os responsáveis da empresa acreditam que o Integer Living Hub vai ser em muitos casos fator decisivo para quem vai dar o passo de mudar radicalmente de vida noutro país e pretende ter uma fase de adaptação tranquila. E isso é uma estratégia para conquistar talento.

Mais Artigos