João Cajuda: “Há uma lista infindável de coisas para fazer na cidade. Londres nunca desilude”

"Londres não é, na minha opinião, uma cidade tão bonita como Paris ou Roma, não tem os enormes arranha céus de Nova Iorque, nem o maravilhoso clima e praias como por exemplo Barcelona e Lisboa, mas tem uma vida única que a caracteriza. É provavelmente a cidade do mundo com maior oferta cultural, entre museus,…
ebenhack/AP
De duas em duas semanas, a Forbes Portugal convida um criador de conteúdo da categoria viagens para ser o seu guia numa nova cidade. O primeiro foi João Cajuda, que o leva até Londres, no Reino Unido.
Forbes Life

“Londres não é, na minha opinião, uma cidade tão bonita como Paris ou Roma, não tem os enormes arranha céus de Nova Iorque, nem o maravilhoso clima e praias como por exemplo Barcelona e Lisboa, mas tem uma vida única que a caracteriza. É provavelmente a cidade do mundo com maior oferta cultural, entre museus, espetáculos, monumentos, compras, experiências gastronómicas, há uma lista infindável de coisas para fazer na cidade. Londres nunca desilude e será sempre a cidade perfeita para um fim de semana diferente, divertido e lúdico”.

Um dia perfeito em Londres
Para quem visita Londres pela primeira vez e por um só dia, há coisas que são obrigatórias. Partilho aqui um itinerário que, para quem gosta de caminhar, facilmente o faz a pé.

Começar o dia bem cedo por Covent Garden, é uma zona comercial muito bonita e que tem vários locais para tomar um pequeno almoço rápido. Seguir até à Catedral de St Paul, a segunda maior do mundo e com uma história muito interessante. É possível também subir ao topo da catedral e ter uma vista fantástica. De seguida visitar a Tower Brigde, a famosa ponte de Londres. Podem aproveitar para almoçar numa das esplanadas à beira rio ou optar pelo mercado de Borough, um lugar com uma vibe fantástica.

Nicole Rathmayr/Pexels

De seguida podem apanhar um barco e fazer parte do rio Tamisa em direção ao Big Ben e ao palácio de Westminster. Depois de tirada a foto postal, visitem a abadia de Westminster. A poucos minutos a pé fica o palácio de Buckingham que merece uma rápida visita. Seguir caminho até Trafalgar Square e espreitar gratuitamente a National Gallery, é certo que lá podem perder um dia inteiro, mas ainda assim, uma hora já é suficiente para ver alguns quadros de grandes pintores. Se preferirem, em vez do museu optem por assistir a um musical, são inúmeros e para todos os gostos. Podem jantar por Soho, um dos bairros mais movimentados da cidade e com restaurantes para todos os gostos e bolsos. Pelo caminho irão passar por Chinatown ou por Piccadilly Circus, talvez a praça mais conhecida e frenética de Londres.

Locais fora do radar dos turistas
Brick Lane: Uma vibrante zona multicultural em Londres, famosa pela sua comida de rua, arte de rua e lojas vintage. É um bairro imperdível para quem procura uma mistura eclética de cultura, gastronomia e arte urbana.

Borough Market: Um mercado histórico da cidade, que remonta ao século XIII. Situado na margem sul do rio Tamisa, é um lugar popular para comprar alimentos frescos e provar especialidades culinárias. Aqui encontramos um bocadinho de tudo, incluindo queijos, frutas, carnes e muito mais. Mas na verdade o que dá destaque a este lugar é a sua atmosfera vibrante e animada.

Onde ficar
The Londoner: Um hotel recente e com todas as comodidades, incluindo ginásio, piscina e spa, mesmo no centro. Fica em Leicester Square, a 5 minutos a pé dos grandes teatros, Soho e Piccadilly Circus.

Onde e o que comer
Padaria Arôme: Tem dos melhores bolos da cidade, ótimo para tomar o pequeno almoço. O bolo de pistácio é maravilhoso.

Amazónico: Um restaurante que, como o nome já indica, nos faz viajar para a selva. Tem uma decoração linda e comida bastante exótica.

Bacchanalia: Porque os olhos também comem, este é um dos restaurantes mais bonitos da cidade. Serve comida grega e italiana, num ambiente que nos transporta à Grécia antiga e ao Império Romano. A salada grega é de provar!

Kanada-Ya: Um pequeno restaurante japonês que serve ótimos pratos de Ramen a bom preço.

Top 5 de coisas a fazer na cidade
Passear sem destino: Londres é uma cidade que, independentemente da direção, vamos sempre dar a algum local de interesse. Na verdade, nunca é o destino que interessa, mas tudo aquilo que vemos e conhecemos pelo caminho.

Visitar o Big Ben: Tal como o palácio de Westminster, a torre do Big Ben é um monumento lindíssimo. Com tantos turistas entretidos com fotos é difícil apreciar, mas sente-se um bocadinho e perca uns minutos para dar atenção a todos os detalhes da sua torre.

Kate Krivanec/Unsplash

Beber um copo em Soho: O bairro de Soho tem das noites mais vibrantes da cidade, é possível encontrar um restaurante, pub ou bar para todos os gostos.

Jardins: Londres tem inúmeros jardins e parques. Se estiver bom tempo, aproveite para passear pelo gigantesco Hyde Parque, tenho a certeza que por momentos vai esquecer que está no centro de uma das maiores cidades do Mundo.

Ver um musical: Londres é a cidade dos musicais, são dezenas de teatros com espetáculos fantásticos. Um musical em Londres é sempre uma experiência inesquecível.

Monumentos e museus imperdíveis
National Gallery: De todos os museus que visitei, este foi o que tinha a coleção que mais gostei. De Leonardo Da Vinci a Vincent van Gogh, aqui encontra quadros extraordinários.

Museu de História Natural: Para quem tem crianças, este é obrigatório. É o museu que tem a mais importante coleção de objetos naturais do Mundo. O edifício só por si é lindo e parece saído de um filme do Harry Potter.

Claudio Testa//Unsplash

Tate Modern: Um dos mais recentes museus da cidade, o Tate Modern abriu portas no ano de 2000 e é hoje considerado uma referência mundial no que diz respeito à arte moderna.

Curiosidades sobre a cidade
Londres é a segunda cidade mais visitada do mundo.

Tem o arranha ceús mais alto da europa com 306 metros.

O Big Ben refere-se na verdade ao sino da torre e não ao relógio que nela vemos, por isso nós nunca vemos o Big Ben, só o ouvimos quando toca as badaladas. No entanto, todas as pessoas, incluindo eu, dizemos “vamos ver o Big Ben”.

Dicas para quem vai visitar Londres pela primeira vez
Escolher se possível um alojamento numa zona central, embora mais caro vai poupar tempo nas deslocações e permite ver o principal da cidade a pé. Caso não seja possível, é então essencial comprar um Oyster card que permite usar os transportes públicos de metro de forma mais económica. O sistema de metro e autocarros é extraordinário, mas se as viagens forem compradas individualmente, o preço ainda é alto, contudo tem um excelente serviço e pontual.

Planear o que se pretende visitar com antecedência. Londres é uma das cidades mais visitadas do mundo, é aconselhável organizar algumas coisas essenciais e que pretende fazer, como por exemplo marcar um espetáculo, algum restaurante, um museu (os bilhetes são gratuitos, mas é aconselhável reservar).

Ter atenção para onde viaja o avião. Londres tem seis aeroportos, muitas vezes os voos baratos aterram em aeroportos mais distantes. Faça as contas antes de comprar o voo, por vezes o bilhete de comboio do aeroporto até à cidade é tão alto que não compensa optar pelo voo mais barato.

João Cajuda é o fundador do blog “João Cajuda – Travel Blog

Mais Artigos