Louis Vuitton: O sonho em Paris

Paris é sinónimo de moda e a Louis Vuitton é, desde 1854, uma das marcas que mais contribui para isso. Seja nas passarelas da semana da moda, galerias ou ruas é impossível ignorar as tendências que chegam da capital francesa. É tudo isto que torna a exposição “LV Dream” um ponto obrigatório em qualquer roteiro…
ebenhack/AP
A Forbes Portugal está em Paris e a Louis Vuitton está no roteiro. A exposição "LV Dream" visita a cidade até novembro e é uma das paragens obrigatórias na capital francesa.
Forbes Life

Paris é sinónimo de moda e a Louis Vuitton é, desde 1854, uma das marcas que mais contribui para isso. Seja nas passarelas da semana da moda, galerias ou ruas é impossível ignorar as tendências que chegam da capital francesa. É tudo isto que torna a exposição “LV Dream” um ponto obrigatório em qualquer roteiro em Paris.

“Como introdução a esta exposição dedicada à criatividade, e para celebrar o trabalho com artistas comissionados ao longo do último século, a Louis Vuitton apresenta orgulhosamente um retrato digital do próprio Louis Vuitton, concebido pelo artista chinês Cao Fei. Nesta experiência imersiva, os visitantes experimentarão a singularidade da criatividade, um ângulo recorrente nas colaborações artísticas da Louis Vuitton”.

É desta forma que a exposição é apresentada. Depois de um vídeo que visita os desfiles de várias temporadas, a primeira sala introduz o próprio Louis Vuitton. A pintura a óleo é do artista Yan Pei-Ming e mostra o francês ainda jovem. Trata-se de uma série de pinturas que começou em 2015 e é uma interpretação imaginada do rosto do fundador quando adolescente. O trabalho foi feito com base numa fotografia de 1892.

Ao visitar a exposição, fica-se a conhecer as origens da marca, mas também das colaborações artísticas que aconteceram ao longo dos anos. Tudo isto ao lado dos baús e malas icónicas.

Exemplo de uma colaboração é o baú que a marca fez com a NBA. A parceria é um trabalho do designer Virgil Abloh, inspirada no basquetebol norte-americano dos anos 90, conhecida como a época de ouro da modalidade.

No final dos anos 80, a Louis Vuitton convidou talentos excepcionais como Sol Lewitt, James Rosenquist, Gae Aulenti e Andrée Putman para colaborarem na série de têxteis. Mais de 40 anos depois, a estas obras originais juntam-se novas criações de Urs Fischer, Jonas Wood e Alex Israel.

Por altura dos 100 anos do famoso monograma da marca, a Louis Vuitton convidou alguns designers para a celebração. A ideia passou por reinventar algumas das malas mais clássicas.

As colaborações com artistas passaram a ser uma constante da marca, que sempre teve na linha da frente grandes nomes do design mundial: Marc Jacobs, Nicolas Ghesquière, Kim Jones e Virgil Abloh. A arte e criatividade destes designers deu origem a peças icónicas e a desfiles memoráveis. O último foi apresentado como diretor do departamento masculino da Louis Vuitton em 2018 e continuou no cargo até 2021, ano da sua morte.

A exposição termina, mas a experiência continua. Ao cimo de umas escadas, é possível comprar várias peças da marca Louis Vuitton. Das malas aos óculos de sol, passando pelos famosos guias das cidades.

A exposição “LV Dream” está aberta desde 15 de dezembro de 2022 e fica em Paris até 15 de novembro de 2023. A entrada é gratuita, mas é obrigatório fazer a reserva no website.

Mais Artigos