Marcelo encerra Web Summit a incentivar startups a mudarem o mundo

Marcelo Rebelo de Sousa veio à Web Summit pedir que, em 2022, o número de participantes da cimeira tecnológica, em Lisboa, seja de 100 mil, o que se acontecer, seria o “estilhaçar” das cifras obtidas em 2021, de 42.751 participantes de 128 países, e melhor do que os 70 mil participantes de 2019, antes do…
ebenhack/AP
Coube ao Presidente da República encerrar a Web Summit, cuja edição 2021 voltou a ser presencial. Marcelo incentivou os jovens a lutarem por mudar o mundo, fruto do seu talento e empreendedorismo.
Tecnologia Web Summit

Marcelo Rebelo de Sousa veio à Web Summit pedir que, em 2022, o número de participantes da cimeira tecnológica, em Lisboa, seja de 100 mil, o que se acontecer, seria o “estilhaçar” das cifras obtidas em 2021, de 42.751 participantes de 128 países, e melhor do que os 70 mil participantes de 2019, antes do eclodir da pandemia.

No discurso de encerramento da Web Summit, o Presidente da República pediu a Paddy Cosgrave que viesse ter consigo ao palco central da Altice Arena, e quando o cofundador do evento apareceu, puxou-o literalmente para si com um enérgico aperto de mão, concluído por um abraço, com Cosgrave a rir-se com a atitude de Marcelo.

O Presidente referiu que, no contexto da pandemia, é preciso ter esperança e que é fundamental “lutar por essa esperança” em vários níveis – pelas vidas das pessoas, pelos cuidados de saúde, pela recuperação económica e pela inclusão social no mundo inteiro.

“Not just words” (“Não apenas palavras”), apelou Marcelo sobre o combate contra as alterações climáticas.

Perante uma plateia que lotava o pavilhão, Marcelo não deixou passar ao lado a circunstância de se estar a realizar, em simultâneo à Web Summit, a cimeira do Clima (COP26), em Glasgow, enfatizando ser imperioso lutar pela ação climática: “Not just words” (“Não apenas palavras”), deixou claro o Presidente da República, pedindo factos e ações em prol do planeta.

Luta pela transição digital

Marcelo disse ser muito relevante que a luta seja também pela transição digital, deixando uma palavra de estímulo aos jovens empreendedores que o escutaram em inglês: “Depende de vocês, milhares de jovens no mundo. Vocês fazem a diferença. Vocês têm de mudar o mundo em energia, em qualificação, em tudo o que seja construir um mundo melhor”.

“Não depende do Presidente da República ou de ministros. Vocês é que fazem a diferença, vocês mudam o mundo”, disse Marcelo Rebelo de Sousa sobre as mudanças que o mundo precisa, nomeadamente ao nível da transição digital.

“A Web Summit não é um sonho, é a realidade. A Web Summit é sobre as pessoas, não é sobre tecnologia. O digital é uma ferramenta para mudar o mundo”, declarou.

Mostrando repetidas vezes o seu regozijo pelo facto de a Web Summit acontecer em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa finalizou, dizendo que “continuaremos a vir aqui até mudarmos o mundo”.

Mais Artigos