Com o mote “África: O próximo capítulo – parcerias para o crescimento” arranca hoje a sétima edição do EurAfrican Forum na Universidade Nova SBE, promovido pelo Conselho da Diáspora Portuguesa. O evento decorre até amanhã em Carcavelos e no encerramento acontece mais uma “Conversa com os Presidentes”, que junta este ano o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, e o Presidente da República das Ilhas Maurícias, Prithvirajsing Roopun.
A organização do Eurafrican Forum 2024 explica em comunicado que a participação do sétimo Presidente das Maurícias no evento “insere-se no programa oficial da sua primeira Visita de Estado a Portugal que visa estreitar relações entre o nosso país e a República das Ilhas Maurícias, debatendo oportunidades de cooperação com interesse mútuo para os continentes Europeu e Africano”.
Citado no comunicado, o presidente da direção do Conselho da Diáspora Portuguesa, António Calçada de Sá, salienta que a “Conversa com os Presidentes” é “um dos pontos altos do EurAfrican Forum e constitui uma oportunidade de excelência para abordar a cooperação euro-africana, unindo Europa e África numa conversa com dois Chefes de Estado em representação de cada um dos continentes”.
A sétima edição do EurAfrican Forum, que decorre entre hoje e dia 16, terça-feira, reúne mais de uma centena de oradores, entre os quais líderes europeus e africanos e personalidades das comunidades académica, científica e do mundo da cultura e do desporto de ambos os continentes.
Entre os vários nomes que participam no evento destaca-se o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Paulo Rangel, o ministro da Economia de Portugal, Pedro Reis, a ministra do Ambiente e Energia de Portugal, Maria da Graça Carvalho, a ministra da Saúde de Angola, Sílvia Lutucuta, o ministro da Agricultura, Irrigação e Desenvolvimento Hídrico do Malawi, Sam Dalitso Kawale.
Os temas que estarão em análise nos dois dias do evento são:
• Investimento e internacionalização – Vias para o desenvolvimento financeiro e crescimento económico
• Energia e Minas – Acesso à energia e gestão dos recursos naturais para o desenvolvimento sustentável
• Equity Gap – Mulheres empresárias e representação feminina
• Educação – Ensino online para melhorar o acesso ao ensino primário e superior
• Desporto – Promover a integração e o desenvolvimento sustentável
• Digitalização – Segurança, acesso e inovação na era digital
• Geopolítica – Desafios e oportunidades
• Infraestruturas e urbanismo – Desafios e oportunidades da nova agenda urbana
• Agronegócio – Investimento público e privado para a segurança alimentar
• Saúde – Reforçar a eficiência dos sistemas e promover a qualificação da mão de obra