Maria Antónia Saldanha: saiba quem é esta executiva na lista da Forbes

Maria Antónia Saldanha é atualmente country manager da Mastercard em Portugal, filial da multinacional norte-americana de serviços financeiros, fundada em 1966. O seu extenso currículo coloca-a na lista das 50 mulheres mais poderosas nos negócios da revista Forbes Portugal, cuja pontuação lhe atribuiu o 48º lugar. Assumiu este cargo de destaque em 2021, depois de…
ebenhack/AP
A Forbes Portugal publicou a lista das 50 Mulheres Mais Poderosas nos Negócios. Vamos dar a conhecer aqui o percurso profissional de algumas das destacadas. Maria Antónia Saldanha está em 48ª.
Empreendedores Líderes

Maria Antónia Saldanha é atualmente country manager da Mastercard em Portugal, filial da multinacional norte-americana de serviços financeiros, fundada em 1966. O seu extenso currículo coloca-a na lista das 50 mulheres mais poderosas nos negócios da revista Forbes Portugal, cuja pontuação lhe atribuiu o 48º lugar. Assumiu este cargo de destaque em 2021, depois de mais de 20 anos de experiência na área de pagamentos e serviços financeiros no nosso mercado.

Licenciada em Relações Internacionais, pela Universidade Lusíada de Lisboa, curso que completou em 1996, tinha expectativas de uma carreira internacional. Porém, acabou por ingressar no mundo das marcas, através de uma consultora internacional, e decidiu fazer mais uma licenciatura, desta vez em Relações Públicas e Publicidade para a dotar das competências que necessitava nesta área. Em 2007 surgiu o convite do chairman da SIBS para criar o departamento de comunicação e marketing da empresa, desfio que aceitou com satisfação. Em 2017 assume também a função de diretora da SIBS Payfoward Innovation Program.

O Convite para a Mastercard surgiu em 2021

Foi em 2021 que surgiu o convite para liderar a Mastercard em Portugal. A executiva confessa, em entrevista que se sentiu atraída pela culta e forma de estar da empresa, sobretudo sob o chapéu da sustentabilidade e poder contribuir para a transição digital das empresas.

Até chegar a este patamar, pelo caminho ficaram outras funções: foi PR Advisor do economista Vitor Bento, passou pelo Novo Banco, foi vice-presidente da ACEPI – Associação do Comércio Eletrónico e de Publicidade Interativa. Assume que encara tudo o que faz com grande responsabilidade e é muito focada naquilo que se propõe atingir, apoiada sempre na sua independência.  

A revista Forbes Portugal publicou o seu ranking na edição de Junho/Julho de 2023.

Mais Artigos