Melinda Gates investe 250 milhões de dólares na saúde mental e física das mulheres

Melinda French Gates, uma das mulheres mais poderosas do mundo na área da filantropia, anunciou que a Pivotal, organização que criou em 2015 para a economia social, centrada sobretudo no empoderamento feminino, acaba de lançar o programa Action for Women's Health. Com uma dotação de 250 milhões de dólares (cerca de  229 milhões de euros)…
ebenhack/AP
Melinda Gates cria fundo com uma dotação de 250 milhões de dólares para apoiar organizações com foco na saúde mental e física das mulheres. Valor será operado através da organização Pivotal,
Forbes Women Líderes

Melinda French Gates, uma das mulheres mais poderosas do mundo na área da filantropia, anunciou que a Pivotal, organização que criou em 2015 para a economia social, centrada sobretudo no empoderamento feminino, acaba de lançar o programa Action for Women’s Health. Com uma dotação de 250 milhões de dólares (cerca de  229 milhões de euros) este fundo irá financiar organizações em todo o mundo que estejam a apoiar a saúde física e mental das mulheres.

Através de investimento de elevado impacto ambiental, filantropia e parcerias, a Pivotal, que pertence ao universo Pivotal Ventures e à Pivotal Philanthropies Foundation, esta última criada em 2022, procura derrubar barreiras que as mulheres ainda enfrentam para o seu crescimento na sociedade.

Como parte do seu acordo de divórcio, Melinda Gates recebeu cerca de 12,5 milhões de dólares (cerca de 11,4 mil milhões de euros) da fundação que ajudou a criar para continuar o seu trabalho filantrópico na área da população feminina.

Esta ação apoiará uma série de organizações com o objetivo de melhorar a saúde mental e física das mulheres e procura abrir o acesso aos fluxos de financiamento a organizações e grupos que historicamente não têm tido acesso a eles.

Mulheres ainda são vítimas de desigualdade na saúde

Para a Pivotal, a capacidade das mulheres para exercerem todo o seu poder na sociedade está diretamente relacionada com a qualidade da sua saúde. Porém atualmente, as mulheres são vítimas de desigualdades no que diz respeito à saúde.  Estas desigualdades podem ter um impacto negativo na sua vida quotidiana, bem como nas suas perspetivas económicas e de prosperidade, na sua capacidade de se envolverem nas suas comunidades e nas suas oportunidades de atingirem os seus objetivos.

Melinda French Gates é uma das mulheres mais ricas do mundo, com uma fortuna avaliada pela Forbes em 29 mil milhões de dólares, e uma das mais poderosas na filantropia.

“É evidente que temos de fazer um trabalho melhor para resolver os obstáculos à saúde das mulheres. A boa notícia é que existem muitas organizações em todo o mundo a fazer exatamente isso. Queremos garantir que recebem a atenção e o financiamento que merecem”, pode ler-se no site da organização.

Melinda French Gates, ex-mulher do bilionário Bill Gates, resignou, em 2024, à Fundação Bill and Melinda Gates, depois de 24 anos de ligação à mesma. A bilionária – a Forbes avalia a sua fortuna, atualizada ao dia, em cerca de 29 mil milhões de dólares (cerca de 26,5 mil milhões de euros) – não avançou publicamente um motivo para se afastar da fundação. Continua, a solo, a sua missão de reduzir o gap entre o financiamento a negócios masculino e femininos através da Pivotal Ventures.

Como parte do seu acordo de divórcio, recebeu cerca de 12,5 milhões de dólares (cerca de 11,4 mil milhões de euros) da fundação que ajudou a criar para continuar o seu trabalho filantrópico na área da população feminina.

Mais Artigos