A Meta anunciou que John Elkann, Dana White e Charlie Songhurst foram eleitos para o conselho de administração da empresa.
Com estas novas adições, o conselho de administração do gigante das redes sociais passa a ter 13 membros, incluindo o próprio Mark Zuckerberg.
“Dana, John e Charlie irão trazer uma profundidade de habilidades e perspetivas que nos ajudarão a abordar as imensas oportunidades futuras relacionadas à IA, wearables e ao futuro das conexões humanas”, destacou Zuckerberg.
John Elkann
John Elkann, bilionário CEO da Exor, junta-se assim ao conselho de administração do gigante de Mark Zuckerberg.
John Elkann é diretor executivo da Exor, uma das maiores empresas europeias de investimento controlada pela família Agnelli. É também presidente executivo da Ferrari e da Stellantis. Depois de iniciar a sua carreira na General Electric em 2001, desempenhou funções-chave na Fiat, onde nomeou Sergio Marchionne como diretor executivo em 2004, liderando com ele a transformação da empresa até à criação da Stellantis em 2021.

Elkann fundou a Exor em 2009 com o objetivo de construir grandes empresas, detendo participações importantes na Ferrari, Stellantis, CNH, Philips, Christian Louboutin, Juventus e The Economist Group.
Em 2023, lançou a Lingotto, uma empresa de gestão de investimentos a longo prazo. Está também envolvido em atividades filantrópicas como presidente da Fundação Agnelli e membro do conselho de administração do MoMA em Nova Iorque.
A fortuna de Elkann, segundo a Forbes, é de 2,5 mil milhões de dólares. “Sinto-me honrado por poder contribuir para o futuro de uma das empresas mais importantes do século XXI”, declarou Elkann. “À medida que a Meta continua a moldar e a ultrapassar os limites da inovação e da tecnologia, trarei a minha experiência global e visão de longo prazo para o conselho”.
Dana White
Entre os novos nomes está ainda Dana White, presidente do Ufc, a principal organização de artes marciais mistas do mundo que, como explica a CNN, desempenhou um papel fundamental na reeleição de Donald Trump.
Como refere a Meta, sob a sua liderança, o Ufc tornou-se uma potência desportiva global, produzindo mais de 40 eventos ao vivo por ano nas mais prestigiadas arenas desportivas e transmitindo conteúdos para mais de 975 milhões de lares em mais de 170 países.

White foi incluído entre as figuras mais influentes do desporto pela Sports Illustrated (2023) e pelo Sports Business Journal (2024), além de ter sido nomeado entre os executivos dos meios de comunicação social mais influentes pela Variety (2024).
“Nunca tive qualquer interesse em fazer parte de um conselho de administração até me oferecerem um lugar no conselho da Meta”, comentou White. “Acredito muito que as redes sociais e a IA representam o futuro. Estou entusiasmado por me juntar a esta equipa fantástica e aprender mais sobre esta indústria a partir do interior. Não há nada que eu ame mais do que construir marcas, e estou ansioso para ajudar a levar a Meta para o próximo passo.”
Charlie Songhurst
Por seu lado, Charlie Songhurst é um investidor em tecnologia que apoia mais de 500 empresas em fase de arranque a nível mundial. Anteriormente, foi diretor-geral e chefe de estratégia global da Microsoft, supervisionando parcerias e aquisições como a Yahoo e a Skype.

“Como membro do grupo consultivo da Meta, pude observar diretamente as oportunidades de escalar novos produtos e desenvolver capacidades relacionadas com a IA e as empresas”, afirmou Songhurst. “Sinto-me honrado por ter sido convidado a integrar o conselho de administração para continuar este trabalho.”
com Forbes Internacional