NFL: Guia do Super Bowl 2025

O jogo grande da NFL está marcado para o próximo domingo e coloca frente a frente os Kansas City Chiefs e os Philadelphia Eagles. Um Super Bowl que pode ser histórico para os Chiefs, que em caso de vitória conseguiriam pela primeira vez na história da liga norte-americana três títulos consecutivos, ou a tão desejada…
ebenhack/AP
O próximo domingo é dia de Super Bowl. Saiba a que horas é o jogo, que equipas entram em campo, de que lado está o favoritismo, e muito mais.
Forbes Life Sports Money

O jogo grande da NFL está marcado para o próximo domingo e coloca frente a frente os Kansas City Chiefs e os Philadelphia Eagles. Um Super Bowl que pode ser histórico para os Chiefs, que em caso de vitória conseguiriam pela primeira vez na história da liga norte-americana três títulos consecutivos, ou a tão desejada desforra para os Eagles, que perderam o título para a equipa de Kansas em 2023.

🗺️ Onde?

1500 Sugar Bowl Drive, New Orleans, Louisiana. Na noite de domingo, todos os caminhos vão dar a esta morada. O Caesars Superdome tem capacidade para 83 mil adeptos e é a casa dos New Orleans Saints.

⏰ Quando?

O jogo está marcado para o próximo domingo, dia 9 de fevereiro. Em Portugal, o jogo começa às 23h30.

📺 Como ver?

Em Portugal, a DAZN é a plataforma de streaming oficial da NFL e, por isso, a única forma de assistir ao jogo. A programação começa às 18h, com o Preview Show, continua com o jogo – com comentários em inglês ou em português (a transmissão em português começa às 23h) – e dará acesso aos icónicos anúncios publicitários e ao concerto do intervalo. O conteúdo está disponível para os subscritores da plataforma, mas quem não tiver essa subscrição pode ver o Super Bowl por apenas 0,99 euros através da aplicação da DAZN.

🏈 Que equipas?

Os Philadelphia Eagles e os Kansas City Chiefs são as duas equipas que vão disputar a 59.ª edição do Super Bowl. “Os Chiefs têm o fator experiência do lado deles, aliado ao elemento histórico de poderem ser a primeira equipa na história da NFL a conquistar três Super Bowl consecutivos. Os Eagles têm o fator ‘vingança’ porque encontram novamente os Chiefs no grande jogo, esperando desta vez levar um resultado diferente”, afirma André Amorim, ex-atleta e dirigente da modalidade e comentador da NFL na DAZN.

🏆 Que equipa é favorita?

No que às apostas diz respeito, o favoritismo cai para o lado dos Chiefs. E ainda que não seja um favoritismo muito expressivo, André Amorim acaba por concordar com ele.

“É comum ser dito que ‘em qualquer domingo qualquer equipa pode vencer’. Isto é mais real na NFL do que em qualquer outro desporto no mundo. No entanto os Chiefs têm contrariado expetativas e têm marcado presença no grande jogo de forma sistemática, isso para mim tem de lhes dar uma clara vantagem. Porém, se olharmos para o talento de ambas as equipas, existem mais do que argumentos para dizer que os Eagles têm um plantel mais talentoso e com maior profundidade, em praticamente todas as posições. Mas talvez naquela que mais interessa, a posição de quarterback, Patrick Mahomes segue como singular”, diz.

🏃‍♂️ Quem serão os protagonistas?

“Por norma, os quarterbacks são sempre os principais protagonistas e elementos para uma equipa ser bem-sucedida, quando pensamos numa equipa, pensamos automaticamente nos quarterbacks como “as caras da organização”. Isso é 100% verdadeiro para os Chiefs, mas talvez não tão verdadeiro para os Eagles onde apesar de Jalen Hurts ser um elemento preponderante para o sucesso da equipa, o grande protagonista tem de ser Saquon Barkley. A aquisição da última pré-temporada, que veio de um rival divisional dos Eagles, é para mim o grande protagonista e o jogador onde todos os olhos vão estar para que os Eagles sejam bem-sucedidos”, afirma André.

⚖️ Quais são os pontos fortes e fracos de cada equipa?

Kansas City Chiefs: “O ponto mais forte da equipa é Andy Reid e Steve Spagnoulo, os treinadores que chamam as jogadas no plano ofensivo e defensivo. São muito experientes, ambos sabem tirar partido de planos de jogo estratégicos, metódicos e bem pensados. A agressividade e músculo que os Eagles têm pode ser algo que os Chiefs terão dificuldades em conseguir lidar durante quatro quartos de futebol americano”.

Philadelphia Eagles: “O ponto mais forte é o talento absurdo que têm em todo o plantel, têm imensos jogadores capazes de fazer a diferença e qualquer um deles pode impactar o jogo quer ofensivamente, quer defensivamente. O intelecto que os Chiefs podem trazer para o jogo pode ser um problema para os Eagles lidarem, em particular mais para o final do jogo”.

🎶 O que acontece além do jogo?

O rapper Kendrick Lamar, acabado de ganhar cinco Grammys na 67.ª edição anual da premiação, é o cabeça de cartaz do espetáculo do intervalo do Super Bowl, com SZA confirmada como convidada especial. Antes da sua atuação, a NFL reuniu um alinhamento de artistas aclamados de Nova Orleães para cantar o hino norte-americano, “America the Beautiful” e “Lift Every Voice and Sing”.

Jon Batiste cantará o hino no Super Bowl de 2025. A NFL anunciou em novembro de 2024 que o nativo de Nova Orleans dará início às festividades pré-jogo com “The Star-Spangled Banner”. Ele segue a lenda da música country Reba McEntire, que cantou o hino no Super Bowl LVIII em 2024.

Trombone Shorty vai interpretar “American the Beautiful” com a cantora de música cristã Lauren Daigle. Em 2024, Post Malone interpretou uma versão acústica do clássico americano.

Ledisi vai cantar “Lift Every Voice and Sing”, muitas vezes referido como “The Black National Anthem”, no Super Bowl LIX. Andra Day cantou o hino no Super Bowl de 2024.

Mais Artigos