A nova consola Nintendo Switch 2 será lançada em junho com um preço de lançamento de 469,99 euros, segundo anunciou a empresa de jogos. Um aumento significativo em relação aos cerca de 300 euros que a primeira Switch custou em 2017, uma vez que o preço dos jogos também aumentou, frustrando os consumidores que não esperavam o grande aumento de preço.
Falando sobre este aumento de preço, o fundador da consultora Kantan Games, Serkan Toto, disse à Reuters ser “um pouco mais elevado do que o amplamente esperado”.
A Nintendo também anunciou novos jogos que serão vendidos a preços recordes, incluindo “Mario Kart World”, que custará 89,99 euros, um aumento de preço que a publicação de jogos Kotaku informou que quebra a barreira que a maioria das editoras de jogos tinha respeitado nos últimos anos.
Os preços da Switch 2 e dos seus jogos recém anunciados geraram confusão, uma vez que a Nintendo não anunciou o custo durante uma apresentação de uma hora esta semana que se centrou nas novas funcionalidades da consola, embora a empresa tenha anunciado o preço num comunicado de imprensa mais tarde nesse dia.
A Switch 2 será lançada no dia 5 de junho, oito anos depois de a Switch original ter chegado às lojas.
O aumento de preço da Switch 2 provocou alguma reação dos clientes online, alguns dos quais indicaram que não estavam à espera de um aumento de preço tão grande em relação à primeira Switch. Num tópico que anunciava o preço no subreddit ‘gaming’, que tem 46 milhões de membros, a maioria dos comentários mais votados criticava o preço elevado da consola. “É demasiado cara e o preço nunca vai baixar”, escreveu um utilizador, recebendo mais de 1.100 votos favoráveis. Outro utilizador, com quase 2.000 votos positivos, considerou os preços dos jogos “difíceis de engolir”.
Saltydkdan, um youtuber de jogos com mais de 600 mil subscritores, publicou no X: “Os jogos da Switch 2 a 70 e 80 dólares acabaram com o meu entusiasmo, não vou mentir.” Outro utilizador do X, em resposta a uma captura de ecrã da apresentação da Nintendo que mostrava a nova interface da Switch 2 com um jogo no ecrã inicial, brincou: “É assim que o menu do Nintendo Switch 2 vai ficar, porque as pessoas só podem comprar um jogo”.
(Com Forbes Internacional/Conor Murray)