O vidro automóvel passou de uma simples superfície de vidro a verdadeiros sistemas integrados que oferecem funcionalidades avançadas. Um dos que merece maior destaque é o sistema ADAS (Advanced Driver Assistance Systems ou, em português, Sistema Avançado de Assistência à Condução). Criado para garantir a segurança e o conforto na condução, é de tal maneira evoluído, que chega a impressionar. No entanto, está longe de ser ficção científica.
O que é que o adas pode fazer por si
ADAS significa tecnologia de ponta. Ou, para sermos mais precisos, o sistema ADAS é um conjunto de tecnologias que, ao utilizar sensores, câmaras, radares e inteligência artificial, consegue perceber tudo o que se passa ao redor do veículo. Com base nessa informação, fornece alertas e até pode intervir em certas situações, evitando acidentes ou diminuindo a sua gravidade. Do ajuste da distância em relação ao veículo imediatamente à frente, capacidade de imobilizar o veículo ao detetar obstáculos (ver caixa), o ADAS já comprovou a sua eficácia e estima-se que, até 2030, 80% dos carros sejam equipados com Sistema ADAS. Quem nos diz é Rita Bastos, Diretora da Saint-Gobain Sekurit Service & Glassdrive® Portugal.
Uma alta especialização
Manter um sistema como o ADAS em perfeitas condições requer profissionais e tecnologia especializada. Estas condições passam, por exemplo, pelo correto alinhamento da câmara frontal do automóvel, de forma a que o sistema possa detetar toda a envolvente do veículo e, assim, processar corretamente a informação. Uma vez que a câmara se encontra integrada no parabrisas, a respetiva calibração por um técnico especializado é essencial quando o vidro é substituído. Os centros Glassdrive® – mais de 130 em Portugal — dispõem de equipas treinadas para a substituição de vidros que incorporam o sistema ADAS e têm os equipamentos de calibração necessários, seja para veículos ligeiros como para pesados.
Uma empresa sempre a evoluir
Fabricante de vidro há mais de 350 anos, a Glassdrive® faz parte do Grupo Saint-Gobain, líder internacional no fabrico e inovação de vidro automóvel, que já equipou mais de 50% dos veículos que circulam na Europa. Internacionalmente, a empresa promove prémios internos que marcam a excelência dos seus Centros, como o Prémio Glassdrive® Champions. Realizado pela primeira vez este ano, premiou em Portugal os centros da Figueira da Foz, do Barreiro e de Guimarães que se destacaram pela sua performance de negócio, experiência do cliente e sustentabilidade.
Um franchising evoluído e seguro
A Glassdrive® é membro da Associação Portuguesa de Franchising e encara este modelo de negócio como uma aliança empresarial. A independência e a liberdade de decisão do franchisado é, para a empresa, um critério prioritário. Ao aderir à rede, o franchisado continua a gerir o seu centro de reparação e, ao mesmo tempo, beneficia das vantagens de um grande grupo internacional. Conta com apoio diário nas suas análises e escolhas e com ferramentas de alto desempenho que facilitam a sua gestão, optimizam a experiência dos seus clientes e melhoram a sua produtividade.
Adas, a tecnologia que torna a sua viagem mais segura
A evolução tecnológica e a aposta na segurança são aspetos fundamentais da indústria automóvel e estão a contribuir para que os veículos autónomos cheguem à nossa realidade. Conheça agora as principais funcionalidades do ADAS.
Limitador de Velocidade Inteligente.
Utiliza o GPS e as câmaras para detetar o limite de velocidade e, em tempo real, emite alertas visuais e sonoros. A sigla usada para esta tecnologia é ISA – Intelligent Speed Assistant. Velocidade Cruzeiro Adaptativo. Adaptive Cruise Control (ACC). Ajusta a velocidade do veículo, mantendo-o a uma distância segura do carro que segue à sua frente.
Assistente de Manutenção na Faixa. É a tecnologia que previne acidentes quando o condutor não sinaliza a saída da faixa de rodagem. É conhecido internacionalmente por Lane Keeping Assist (LKA).
Travagem Automática de Emergência. Aciona automaticamente os travões e pode imobilizar o veículo quando deteta obstáculos. Evita pequenas colisões e, se o embate for inevitável, reduz a gravidade do acidente. Em inglês é o Automatic Emergency Braking (AEB).
Reconhecimento de Sinais de Trânsito. É excelente quando não se conhece a estrada. Identifica os sinais de trânsito e limites de velocidade exibindo-os no painel de instrumentos. É a tecnologia Traffic Sign Recognition (TSR).
Alerta de Ângulo Morto. Blind Spot Warning (BSW). Consegue detetar veículos no chamado “ângulo morto” e alerta o condutor com avisos sonoros e luminosos nos retrovisores.
Este artigo foi produzido em parceria com a Glassdrive®.