Excelência operacional é um conceito que se refere à execução eficiente de todas as operações de uma empresa. Este mote inspira a realização do OpEX Portugal Summit, o primeiro evento dedicado em exclusivo à Excelência Operacional.
Os benefícios e desafios deste conceito estarão em foco no dia 28 de março, sexta-feira, entre as 09h00 e as 18h30, no Auditório do TagusPark, Oeiras.
“A Excelência Operacional é crucial, pois permite que as empresas atinjam os seus objetivos de forma eficaz. Isto porque esta estratégia garante mais: eficiência nos processos, redução de custos, qualidade de produtos e serviços e segurança e saúde dos funcionários”, explica Pedro Pereira, Gestor e um dos organizadores do certame.
Ao longo do dia, o programa inclui a apresentação de casos reais de sucesso empresarial, um painel sobre Gestão de Talento e Melhoria Contínua, um exemplo prático de Responsabilidade Social, dois workshops sobre liderança e ainda possibilidade de networking para todos os participantes.
Testemunhos do tecido empresarial nacional
Para falar na primeira pessoa sobre experiências de empreendedorismo (negócios próprios e de família), sobem ao palco nomes como: Ricardo Costa (Chairman do Grupo Bernardo da Costa), Filipa Garcia (CEO da Garcias), Rui Bairrada (CEO do Doutor Finanças) e Alexandra Andrade (Country Manager da Adecco Portugal).
Já o painel de Gestão de Talento e Melhoria Contínua vai ter como oradores dois patrocinadores — Susana Rosa (Diretora de RH da Padaria Portuguesa) e Luís Setúbal (CEO da Integer Consulting) — e também Pedro Branco (Headhunter, Executive Search e Mentoring da Pedro Branco & Associados). Estes três especialistas vão abordar a importância de políticas de RH focadas em integração (diferença e diversidade), bem-estar e felicidade dos colaboradores.
A par da Excelência Operacional, a Inclusão no Trabalho será outro tópico a destacar no evento. Sobre este assunto, a Ilunion — parceira do OpEX na área de Responsabilidade Social —, através do seu exemplo em concreto, vai destacar as mais-valias de maioritariamente recrutar pessoas com deficiência. As apresentações serão efetuadas por Ana María López Alves (Diretora de Ética, Sustentabilidade e Alianças) e Tânia Santos (Diretora de Gestão de Operações).
O OpEX Portugal Summit vai contar com a presença de um intérprete de língua gestual em todos os momentos e com diversas iniciativas em torno desta temática.
“A Excelência Operacional não pode pôr de lado temas como a inclusão no mercado de trabalho, sendo fundamental dar as mesmas oportunidades e os mesmos recursos a quem tem incapacidades físicas e/ou intelectuais, pessoas de idade, pessoas em situação desemprego, ex-reclusos etc”, defende Hugo Rodrigues, Diretor de RH e Coorganizador do OpEX Portugal Summit.
Os workshops sobre liderança e gestão de equipas serão orientados por Alexandre Monteiro — palestrante internacional e mentor de milionários, celebridades, líderes e políticos — e pela 5 P’s, empresa que cria atividades para organizações desenvolverem competências individuais e coletivas dos seus colaboradores.