Este sábado acontece o funeral do Papa Francisco, seguindo-se os preparativos para o Conclave, reunião magna da qual sairá o sucessor de Francisco.
O próximo Papa será eleito por 135 cardeais, entre os quais estão 13 lusófonos: sete brasileiros, quatro portugueses, um timorense e um cabo-verdiano.
Brasil (7):
João Braz de Avis, Odilo Pedro Scherer, Orani João Tempesta, Leonardo Ulrich, Sérgio da Rocha, Jaime Spengler e Paulo Ceza Costa.
Portugal (4):
António Marto, Manuel Clemente, José Tolentino de Mendonça e Américo Alves.
Timor-Leste (1):
Virgílio do Carmo da Silva.
Cabo Verde (1):
Arlindo Gomes Furtado
Entram em Conclave para eleger o Papa apenas os cardeais que não tenham já cumprido 80 anos de idade no primeiro dia da sede vacante — ou seja, quando a Sé Apostólica está vaga após a morte ou renúncia do Papa —, pelo que, dos 252 membros do Colégio Cardinalício, apenas 135 serão chamados a votar, já que 117 têm mais de 80 anos.
O luto no Vaticano dedicado a Francisco, o tradicional período conhecido como “novendiales” após a morte de um papa, começa no sábado e termina em 04 de maio, antecedendo o conclave do Colégio Cardinalício.
O mestre de Celebrações Litúrgicas Pontifícias do Vaticano, arcebispo Diego Ravelli, explicou em comunicado que a primeira missa em memória de Francisco terá lugar no sábado, às 10:00 (09:00 em Lisboa), na Basílica de São Pedro.
A nona e última celebração será realizada a 04 de maio, às 17:00 (16:00 em Lisboa) no mesmo local, presidida pelo cardeal francês Dominique Mamberti.
O “novendiales” (do latim ‘novem diem’, que significa nove dias) terá início depois do funeral do Papa Francisco, que morreu na passada segunda-feira, aos 88 anos.
com Lusa