Depois de, no ano passado, encabeçar a lista dos países mais seguros para viajar, o Canadá caiu para o terceiro lugar no ranking de 2025 elaborado pela Berkshire Hathaway. De acordo com estes analistas, a sua baixa densidade populacional e a sua extensa área selvagem fazem deste país um destino com baixo índice de criminalidade, mas os viajantes devem ter cuidado com os encontros com a vida selvagem, desde os ursos nos parques nacionais aos alces na Trans-Canada Highway.
A Irlanda – que ocupa o quarto lugar este ano – é um destino seguro e acolhedor, embora a Berkshire Hathaway diga que os viajantes devem estar preparados para os desafios de conduzir no lado esquerdo de estradas estreitas.
A fechar os cinco primeiros lugares está a Suíça, que é conhecida pelas suas cidades organizadas e infraestruturas eficientes. Mas a Berkshire Hathaway adverte que as regiões alpinas do país representam um risco crescente devido a avalanches e deslizamentos de terra, que se tornaram mais comuns com as alterações climáticas.
Algumas das grandes mudanças na lista deste ano incluem a Nova Zelândia, que regressa ao top 10, subindo para o sexto lugar depois de ter ficado em 11º no ano passado. A Berkshire Hathaway refere que a sua localização isolada e as medidas rigorosas de biossegurança ajudam a manter a criminalidade baixa.
Portugal ocupa o 11º posto deste ranking quando no ano passado ocupou o 7º lugar. A recomendação para Portugal é para que “as janelas das casas de férias estejam sempre trancadas. Além disso, os incêndios florestais sazonais são um problema”.
Outro país que dá um grande salto: a Alemanha, que passa do 18º lugar do ano passado para o sétimo lugar. De acordo com a Berkshire Hathaway, as suas cidades continuam a ter uma classificação elevada em termos de segurança, enquanto o meio rural é ainda mais seguro.
Para além da lista geral, o relatório da Berkshire Hathaway também se debruça sobre categorias específicas de segurança, destacando os melhores desempenhos em áreas como a prevenção do crime, os transportes e os sistemas de saúde. A empresa também apresenta listas para mulheres e viajantes LGBTQ+.
Algumas quedas significativas incluem o Reino Unido (que cai do sexto lugar em 2024 para o 13º em 2025) e os Países Baixos (que cai do quinto para o 14º, em grande parte devido a preocupações com as políticas de drogas em áreas urbanas). E, mais uma vez, os EUA não aparecem na lista dos 15 países mais seguros do mundo.
- Islândia
- Austrália
- Canadá
- Irlanda
- Suíça
- Nova Zelândia
- Alemanha
- Noruega
- Japão
- Dinamarca
- Portugal
- Espanha
- Reino Unido
- Países Baixos
- Suécia
E este ano, a Berkshire Hathaway criou – pela primeira vez – um Hall da Fama das Viagens Seguras para reconhecer os países que ocuparam em média uma posição entre os 10 primeiros desde que a empresa começou a classificar os lugares mais seguros em 2018. Essa lista é a seguinte:
• Suíça
• Austrália
• Canadá
• Nova Zelândia
• Islândia
• Noruega
• Irlanda
• Japão