Os atores mais bem pagos de 2023

A história de Hollywood vai recordar 2023 como o ano de Barbenheimer. Desde os seus lançamentos no mesmo dia de julho, Barbie e Oppenheimer dominaram as bilheteiras, o circuito de prémios e inúmeros textos e artigos de opinião. Nos Óscares, este domingo, espera-se que Oppenheimer arrebate a maioria das categorias principais, incluindo Melhor Ator (Cillian…
ebenhack/AP
"Margot Robbie vai receber cheques da Barbie para o resto da vida", mas Adam Sandler foi a estrela mais bem paga de Hollywood no ano passado. Veja aqui quanto é que Sandler e outras estrelas ganharam.
Listas

A história de Hollywood vai recordar 2023 como o ano de Barbenheimer. Desde os seus lançamentos no mesmo dia de julho, Barbie e Oppenheimer dominaram as bilheteiras, o circuito de prémios e inúmeros textos e artigos de opinião. Nos Óscares, este domingo, espera-se que Oppenheimer arrebate a maioria das categorias principais, incluindo Melhor Ator (Cillian Murphy), Melhor Ator Secundário (Robert Downey, Jr.), Melhor Realizador (Christopher Nolan) e Melhor Filme.

Mas mesmo com estes dois êxitos de bilheteira – Barbie arrecadou 1,3 mil milhões de euros em todo o mundo e Oppenheimer ficou perto dos mil milhões de euros – ainda havia muitas horas no ano para outro tipo de entretenimento. E se o relatório anual da Netflix revela alguma coisa, é que muitas pessoas passaram uma quantidade astronómica de tempo a ver filmes de Adam Sandler.

Desde que assinou o seu primeiro contrato de quatro filmes, no valor de 228 milhões de euros, com a plataforma de streaming em 2014, Sandler, de 57 anos, protagonizou oito filmes para a Netflix e produziu vários outros através da sua produtora Happy Madison. A maior parte de seu catálogo anterior de comédias agora também está na plataforma. Só nos primeiros seis meses de 2023, os subscritores da Netflix passaram mais de 500 milhões de horas a ver os seus filmes.

No total, as 10 estrelas mais bem pagas ganharam 410,3 milhões de euros em 2023. Vêm quase exclusivamente do cinema, em vez da televisão, graças em parte às greves de escritores e atores que encerraram Hollywood durante metade do ano e atrasaram (ou encurtaram) várias temporadas de séries televisivas.

Saiba quem são os 10 atores mais bem pagos de Hollywood:

Adam Sandler • 66,7 milhões de euros (88,6 milhões de euros brutos)

Nos primeiros três meses após o lançamento de Murder Mystery 2 na Netflix, a plataforma informou que o filme foi visto por um total de 173 milhões de horas em todo o mundo e classificado no Top 10 em 90 países diferentes. A sequela fez parte de um ano muito atarefado para o Sandler, que fez mais de 40 espetáculos de stand-up comedy, além de três projetos de filmes da Netflix.

Margot Robbie • 53,9 milhões de euros (71,3 milhões de euros brutos)

O fenómeno cultural que foi Barbie arrancou no passado mês de julho e nunca mais abrandou, arrecadando 1,3 mil milhões de euros nas bilheteiras mundiais e mais milhões em licenças e parcerias. Como produtora e protagonista do filme, Robbie ganhou cerca de 12,5% de todos os lucros finais, que a Forbes estima em mais de 54,8 milhões de euros. A sua produtora LuckyChap, agora em alta, também teve mão na sátira Saltburn, muito falada no ano passado, e em fevereiro Robbie assinou um novo acordo exclusivo com a Warner Bros.

Tom Cruise • 41,1 milhões de euros (48,4 milhões de euros brutos)

A estrela de ação de 61 anos não só desafia a sabedoria convencional no que diz respeito ao seu trabalho de acrobacia, mas também as normas da evolução sobre como um ator é pago. Cruise é uma das últimas, se não a última, estrela de cinema que ainda pode comandar o famoso acordo do “primeiro dólar bruto”, o que significa que recebe uma percentagem da bilheteira e outras receitas a partir do dia em que o filme é lançado, antes mesmo de o estúdio recuperar o seu dinheiro. Em 2023, ganhou dinheiro com o último filme da Missão: Impossível e continuou a receber lucros de streaming pelo filme Top Gun: Maverick, de 2022. E os estúdios ainda querem estar no negócio de Tom Cruise: em janeiro, assinou um novo acordo com a Warner Bros.

Ryan Gosling • 39,3 milhões de euros (45,7 milhões de euros brutos)

Ele pode ser apenas o Ken, mas o papel de coadjuvante no maior filme do ano foi bom o suficiente para uma indicação aos Óscares e um dos maiores salários da carreira de Gosling, de 43 anos. Como bónus adicional, a sua balada do filme, “I’m Just Ken”, foi reproduzida mais de 100 milhões de vezes no Spotify.

Matt Damon • 39,3 milhões de euros (45,7 milhões de euros brutos)

Muitos em Hollywood estão a torcer para que o novo estúdio Artists Equity, de Affleck e Damon, seja bem sucedido, dada a sua promessa de ajudar os membros da equipa e outros talentos abaixo da linha a partilhar os lucros dos filmes. O seu primeiro projeto, Air, protagonizado por Damon e dirigido por Affleck, foi vendido à Amazon antes de entrar em produção por um valor estimado em 118 milhões de euros. Esse valor era muito superior ao orçamento do filme, garantindo que haveria muito dinheiro para distribuir. Além disso, o ator de 53 anos recebeu um salário de apenas 3,7 milhões de euros pelo seu papel secundário em Oppenheimer, muito abaixo do seu salário normal, em troca de uma pequena fatia dos lucros do filme.

Jennifer Aniston • 38,4 milhões de euros (51,2 milhões de euros brutos)

Os rendimentos que ainda recebe da série Friends asseguram que a artista para sempre conhecida como Rachel Green não tem de “arranjar um daqueles empregos” nunca mais, no entanto, a atriz de 54 anos continua a estrelar em projetos na televisão e no cinema. Segundo consta, Aniston ganha até 1,8 milhões de euros por atuar e produzir cada episódio do The Morning Show na AppleTV+. Também apareceu ao lado de Adam Sandler em Murder Mystery 2 para a Netflix, ao mesmo tempo que promove marcas como Uber Eats, Pvolve Fitness, Vital Proteins e a sua própria linha de cuidados para o cabelo, LolaVie.

Leonardo DiCaprio • 37,5 milhões de euros (43,9 milhões de euros brutos)

O vencedor do Óscar, de 49 anos, pode ter sido rejeitado pela Academia pelo seu desempenho em Assassinos da Lua das Flores, mas está a sair-se muito bem no balanço financeiro. O seu papel principal no filme de Martin Scorsese incluía um salário elevado, bem como a compra da sua participação nos lucros quando o filme chegar à AppleTV+.

Jason Statham • 37,5 milhões de euros (43,9 milhões de euros brutos)

Statham tem dado vários socos e pontapés nos últimos 20 anos, e o poder de ganho do ator de 56 anos nunca foi tão elevado. Em 2023, esteve à frente de três franchises de grande orçamento: Fast X, Meg 2: The Trench e Expend4bles. Mais o filme de espionagem de Guy Ritchie, Operation Fortune: Ruse de Guerre. E é atualmente a estrela do filme de maior bilheteira de 2024, The Beekeeper.

Ben Affleck • 34,7 milhões de euros (41,1 milhões de euros brutos)

Quando não está ocupado a vender donuts e a apresentar a sua nova boys band em anúncios para a Dunkin’, Affleck é diretor executivo do estúdio Artists Equity. O ator de 51 anos dirigiu e co-protagonizou Air, que arrecadou 82 milhões de euros de bilheteira antes de passar para o Amazon Prime Video.

Denzel Washington • 21,9 milhões de euros (25,6 milhões de euros brutos)

Tom Cruise não é a única estrela de cinema com sessenta e tal anos que consegue abrir um filme. A terceira parte do franchise Equalizer foi lançada em 2023, com as três entradas a ultrapassarem os 170 milhões de euros nas bilheteiras por uma razão: Denzel Washington. Além disso, o robusto catálogo do vencedor de dois Óscares, que remonta a quase 40 anos, também produz um fluxo constante de dinheiro todos os anos para o ator de 69 anos.

(Com Forbes Internacional/Matt Craig)

Mais Artigos