Os bilionários mais novos do planeta

É um feito raro tornar-se bilionário, especialmente numa idade jovem. O bilionário médio tem 66 anos e a pessoa mais velha na lista tem 102. Ainda assim, alguns poucos conseguiram enriquecer muito jovens. Este ano, os 25 mais jovens na lista dos Bilionários Mundiais da Forbes têm todos 33 anos ou menos. Juntos, valem $110…
ebenhack/AP
Pela 1ª vez em 15 anos, não há bilionários self-made com menos de 30 anos. Têm todos entre 31 e 33 anos. Os 25 bilionários mais jovens do globo têm juntos uma fortuna de 110 mil milhões de dólares.
Listas

É um feito raro tornar-se bilionário, especialmente numa idade jovem. O bilionário médio tem 66 anos e a pessoa mais velha na lista tem 102. Ainda assim, alguns poucos conseguiram enriquecer muito jovens.

Este ano, os 25 mais jovens na lista dos Bilionários Mundiais da Forbes têm todos 33 anos ou menos. Juntos, valem $110 mil milhões. Alguns são self-made, tendo construído empresas notáveis como a Snap (Evan Spiegel, 33), a Gymshark (Ben Francis, 31) e a Oculus VR (Palmer Luckey, 31).

A maioria teve muita ajuda. Pela primeira vez desde 2009, todos os bilionários com menos de 30 anos herdaram a sua fortuna – resultado de alguns empreendedores self-made a envelhecer para os 30 anos, e um sinal de que a “grande transferência de riqueza” começou.

O bilionário mais jovem do mundo é Livia Voigt, do Brasil. Com apenas 19 anos e ainda na faculdade, ela vale cerca de $1.1 mil milhões graças à sua participação minoritária no produtor de equipamentos elétricos WEG, que o seu avô cofundou. Ela e a sua irmã mais velha, Dora Voigt de Assis, 26 anos, são duas das sete novas caras entre os 25 bilionários mais jovens, e duas das 18 herdeiras deste grupo.

Os mais ricos dos herdeiros são os irmãos Mistry da Irlanda, com 25 e 27 anos, que valem cerca de $4.9 mil milhões cada, graças ao conglomerado com sede em Mumbai, Tata Sons, que abrange tecnologia da informação e comunicações, engenharia e energia. Eles receberam as suas participações minoritárias na Tata após a morte em 2022 do seu pai, Cyrus Mistry, que morreu menos de três meses depois do seu reverenciado avô, Pallonji Mistry.

Mas estão longe de serem os únicos jovens bilionários a entrarem na lista nos últimos três anos devido à morte de um pai. Clemente Del Vecchio, de Itália, com 19 anos, recebeu uma participação substancial no fabricante ítalo-francês da Ray-Ban, EssilorLuxottica, após a morte em 2022 de Leonardo Del Vecchio. Os seus irmãos Leonardo Maria, 28 anos, e Luca, 22 anos, também herdaram fortunas, assim como três irmãos mais velhos. Depois há Sophie Luise Fielmann, de 29 anos, herdeira alemã da Fielmann AG, uma fortuna de óculos deixada pelo seu pai, Günther Fielmann, que morreu em janeiro aos 84 anos.

Estas heranças ilustram o início de uma transferência de riqueza geracional há muito antecipada entre as populações envelhecidas em todo o mundo. Nos Estados Unidos, os Baby Boomers e os mais velhos (nascidos em 1964 ou antes) detêm $95.9 biliões de um total de $147.1 biliões de riqueza doméstica, de acordo com a Reserva Federal. Triliões são esperados para mudar de mãos todos os anos à medida que os idosos abastados falecem e deixam as suas fortunas aos descendentes. Bilionários em envelhecimento como Charles Koch, 88 anos, e Phil Knight, 86 anos, estão atualmente a preparar-se para passar as suas heranças para os seus filhos.

Outra razão pela qual tantos bilionários super jovens são herdeiros: muitos dos arquétipos de magnatas jovens self-made, como Bobby Murphy, da Snap (35 anos), e Mark Zuckerberg, da Meta (39 anos, Estados Unidos), cresceram. Eles não estão a ser substituídos. Este ano, há apenas um novato self-made entre os 25 mais jovens: Shunsaku Sagami, do Japão, com 33 anos, um negociador de fusões e aquisições cuja empresa M&A Research Institute Holdings utiliza inteligência artificial para combinar clientes. As ações dispararam mais de 800%, fazendo-o subir rapidamente na lista dos bilionários. E fazer fortunas jovens não é garantia de que os empreendedores possam mantê-las. Ryan Breslow foi o bilionário self-made mais jovem no ano passado com 28 anos, mas os milhões que perdeu tiraram-no da lista.

Quase todos estes 25 que entraram na lista são mais ricos do que no ano passado. O maior ganho face ao ano passado pertence a Mark Mateschitz, herdeiro da Red Bull, cuja fortuna aumentou $4.9 mil milhões, seguido por Michal Strnad, que herdou e agora dirige a produtora de defesa Czechoslovak Group e vale $2.4 mil milhões a mais do que no ano passado. A maioria dos bilionários mais jovens – 15, ou 60% – é da Europa. O restante é do Brasil, Coreia do Sul e Hong Kong (todos herdeiros), ou do Japão e dos Estados Unidos (todos self-made).

Aqui estão os 25 membros mais jovens da lista dos Bilionários do Mundo, todos com 33 anos ou menos, ordenados do mais velho para o mais novo.

Evan Spiegel

Idade: 33 anos | Cidadania: EUA | Fonte de riqueza: Snapchat | Patrimônio líquido: US$ 3,1 mil milhões

Spiegel abandonou Stanford para fundar o Snapchat com os seus irmãos de fraternidade Bobby Murphy e Reggie Brown em 2011 e tornou-se bilionário aos 25 anos. Atualmente, ele e Murphy, de 35 anos, detêm em conjunto cerca de um quarto da Snap Inc., uma empresa de capital aberto que gerou 4,6 mil milhões de dólares em receitas no ano passado. Ele atua como CEO. Em 2022, pagou a dívida do empréstimo estudantil de toda a turma de formandos do Otis College of Art and Design, onde teve aulas durante o ensino secundário.

John Collison

Idade: 33 anos | Cidadania: Irlanda | Fonte de riqueza: Stripe | Património líquido: 7,2 mil milhões de dólares

Nascido de pais cientistas perto de Limerick, ele e o seu irmão Patrick, de 35 anos, venderam a sua primeira empresa – o software de gestão do eBay Auctomatic, que criaram com os irmãos Harj e Kulveer Taggar – por 5 milhões de dólares em 2007, quando John estava no ensino secundário. Foi apenas o início para a dupla: depois de John se ter inscrito e abandonado Harvard (Patrick foi para o vizinho MIT), fundaram a Stripe, um software de pagamentos cujos investidores incluíram a Fidelity e o fundo soberano de desenvolvimento da Irlanda. Em 2016, uma ronda de financiamento que avaliou o unicórnio em 9,2 mil milhões de dólares tornou-o no mais jovem bilionário self-made do mundo, com 26 anos. Em fevereiro, uma oferta pública de aquisição dos trabalhadores avaliou a empresa em 65 mil milhões de dólares.

Shunsaku Sagami

Idade: 33 anos | Cidadania: Japão | Fonte de riqueza: Corretor de fusões e aquisições | Património líquido: 1,9 mil milhões de dólares

Movido pela experiência do seu avô, que foi forçado a fechar o seu negócio imobiliário por não ter um sucessor, Sagami, que começou a trabalhar em publicidade, lançou a M&A Research Institute Holdings em 2018. A empresa utiliza a IA para aconselhar pequenas e médias empresas com proprietários idosos que não têm ninguém para assumir o controlo. Tornou-se bilionário em abril passado, quando o preço das ações da M&A Research Institute Holdings disparou graças ao aumento das receitas e a uma vaga de atividade de fusões e aquisições no Japão.

Jonathan Kwok

Idade: 32 anos | Cidadania: Hong Kong | Fonte de riqueza: Imobiliário | Património líquido: 2,4 mil milhões de dólares

Ele e o seu irmão Geoffrey, 38 anos, devem a sua fortuna ao império imobiliário da família em Hong Kong. Após a morte do seu pai Walter Kwok em 2018, aos 68 anos, eles herdaram as suas participações na Sun Hung Kai Properties (SHKP) e na Empire Group Holdings, que Walter fundou depois de disputas familiares o expulsaram da presidência da SHKP. Jonathan dirige atualmente o Empire Group Holdings com o seu irmão e é o mais jovem bilionário de Hong Kong.

Mark Mateschitz

Idade: 31 anos | Cidadania: Áustria | Fonte de riqueza: Red Bull | Património líquido: 39,6 mil milhões de dólares

Mark Mateschitz herdou 49% da Red Bull quando o seu pai Dietrich Mateschitz, que fundou o negócio em 1984, morreu em 2022. Antes da morte do seu pai, ele liderava a divisão de orgânicos da empresa, mas renunciou porque “não acredito que se deva ser funcionário e acionista da mesma empresa”, de acordo com um comunicado na época. No ano passado, a Red Bull gerou 11,6 mil milhões de dólares em receitas e vendeu 12,1 mil milhões de latas, o suficiente para que cada pessoa na Terra se anime com 1,5 bebidas energéticas.

Ben Francis

Idade: 31 anos | Cidadania: Reino Unido | Fonte de riqueza: Gymshark | Património líquido: 1,3 mil milhões de dólares

Quando era um estudante universitário de 19 anos com um trabalho de entregas na Pizza Hut, ele e o seu amigo Lewis Morgan criaram um sítio Web chamado Gymshark, que utilizavam para vender suplementos que compravam a granel com um pequeno lucro. Quando passaram a coser e a serigrafar vestuário de fitness na garagem dos pais de Francis, nasceu a sua marca de roupa desportiva. Morgan transferiu a sua participação para a empresa de capitais privados General Atlantic num negócio de 2020 que avaliou a empresa em 1,5 mil milhões de dólares. Francis ainda detém 70% da Gymshark e atua como CEO.

Andy Fang

Idade: 31 anos | Cidadania: EUA | Fonte de riqueza: DoorDash | Património líquido: 1,2 mil milhões de dólares

Andy Fang e o seu colega de dormitório Stanley Tang, caloiro em Stanford, juntaram-se ao estudante de MBA Tony Xu (agora com 39 anos) para lançar a DoorDash, depois de perceberem que as únicas opções de entrega de comida na zona eram uma loja chinesa local e a Domino’s. Fundaram a empresa em 2013, quando ainda estavam em Stanford, e abriram o seu capital em 2020. Fang dirige atualmente a equipa de engenharia “LaunchPad” da DoorDash.

Michal Strnad

Idade: 31 anos | Cidadania: República Checa | Fonte de riqueza: Armas | Património líquido: 4,4 mil milhões de dólares

O seu pai era proprietário de um ferro-velho numa pequena cidade que começou por renovar equipamento ex-soviético no final da Guerra Fria. Ele transformou o negócio no produtor de defesa de US $ 3.2 mil milhões (receita de 2023) Czechoslovak Group, que Strnad assumiu desde então como proprietário e CEO. No seu tempo livre, Strnad coleciona arte, carros desportivos e veículos históricos.

Palmer Luckey

Idade: 31 anos | Cidadania: EUA | Fonte de riqueza: Realidade virtual, tecnologia de defesa | Património líquido: 2,3 mil milhões de dólares

Este engenheiro de software self-made fez a sua primeira fortuna quando lançou a start-up Oculus VR, vendendo um auricular de realidade virtual que tinha feito aos 16 anos, e depois passou-a para o Facebook em 2014 num negócio de US $ 2 mil milhões. Em 2017, ele fundou a empresa de tecnologia de defesa Anduril, que tem enviado drones para a Ucrânia. Uma ronda de financiamento em dezembro de 2022 avaliou a Anduril em US $ 8,5 mil milhões.

Stanley Tang

Idade: 31 anos | Cidadania: EUA | Fonte de riqueza: DoorDash | Património líquido: 1,2 mil milhões de dólares

Stanley Tang e o seu cofundador da DoorDash, Andy Fang, voltam às fileiras bilionárias este ano, após um difícil 2022, quando as grandes perdas líquidas da empresa fizeram o preço das suas ações cair. A DoorDash começou 2023 com demissões consideráveis, depois conseguiu aumentar a sua receita em 31%, para US $ 8.6 mil milhões, e reduzir o seu prejuízo líquido em 59%, para US $ 558 milhões, a partir de 2022. Foi o suficiente para aumentar a confiança dos acionistas: As ações da DoorDash aumentaram 127% ano após ano. Tang dirige o braço de robótica e automação da empresa, DoorDash Labs.

Gustav Magnar Witzøe

Idade: 30 anos | Cidadania: Noruega | Fonte de riqueza: Piscicultura | Património líquido: 4,2 mil milhões de dólares

Tinha apenas 19 anos quando o seu pai lhe ofereceu quase metade do gigante da piscicultura SalMar. Onze anos mais tarde, o seu pai continua a gerir a empresa, enquanto Gustav se concentra em investimentos imobiliários e em empresas de tecnologia. O preço das ações da SalMar subiu 800% na última década, aumentando a riqueza do jovem Witzøe. Atualmente, é a quinta pessoa mais rica da Noruega e o seu maior contribuinte, tendo dado ao governo 292,4 milhões de coroas norueguesas – o equivalente a cerca de 29,6 milhões de dólares – em 2022. Exportando para mais de 50 países, a SalMar é o segundo maior produtor de salmão do mundo. A empresa afirma que produz o suficiente para alimentar cada norueguês com um jantar de peixe todas as noites.

Sophie Luise Fielmann

Idade: 29 anos | Cidadania: Alemanha | Fonte de riqueza: Optometria | Património líquido: 2,7 mil milhões de dólares

Quando Günther Fielmann, o empresário conhecido por trazer óculos baratos para a Alemanha, morreu em janeiro aos 84 anos, ele deixou grande parte da sua fortuna para os seus dois filhos, Sophie e Marc. Enquanto Marc, de 34 anos, dirige a Fielmann AG desde 2019, Sophie não tem qualquer papel na empresa de óculos, mas ainda possui cerca de um terço das suas ações.

Leonardo Maria Del Vecchio

Idade: 28 anos | Cidadania: Itália | Fonte de riqueza: Óculos | Património líquido: 4,7 mil milhões de dólares

Ele é o diretor de estratégia da EssilorLuxottica, a maior empresa de óculos do mundo e proprietária da Ray-Ban, que o seu pai presidiu até à sua morte em junho de 2022. Del Vecchio, a sua mãe e os seus seis meios-irmãos herdaram uma participação de 12,5% na holding Delfin, sediada no Luxemburgo, que detém quase um terço da EssilorLuxottica.

Katharina Andresen

Idade: 28 anos | Cidadania: Noruega | Fonte de riqueza: Investimentos | Património líquido: 1,7 mil milhões de dólares

O seu tetravô comprou a produtora de tabaco Tiedemanns Tobaksfabrik em 1849 e transformou-a num império familiar de cigarros que durou até o pai de Andresen a vender em 2005. Atualmente, a família concentra-se na sua empresa de investimentos Ferd, que se dedica principalmente ao setor imobiliário e a empresas privadas nórdicas, incluindo a empresa de serviços petrolíferos Interwell e o maior laboratório médico privado da Noruega. Andresen e a sua irmã detêm, cada uma, uma participação de 42% na Ferd. Depois de ter adquirido experiência como observadora do conselho de administração durante vários anos, tornou-se membro do conselho de administração em junho.

Alexandra Andresen

Idade: 27 anos | Cidadania: Noruega | Origem da riqueza: Investimentos | Património líquido: 1,6 mil milhões de dólares

Tal como a sua irmã Katharina, Alexandra Andresen detém uma participação de 42% na empresa de investimentos Ferd e faz atualmente parte do seu conselho de administração. Mas a sua maior paixão é o hipismo. É proprietária do estábulo de criação de cavalos Andresen Dressage, em Oslo, e ela própria montava cavalos em competição (foi três vezes campeã norueguesa júnior de dressage) até que problemas de coluna relacionados com estenose espinal a obrigaram a abandonar a modalidade.

Firoz Mistry

Idade: 27 anos | Cidadania: Irlanda | Origem da riqueza: Diversificada | Património líquido: 4,9 mil milhões de dólares

Ele e o seu irmão Zahan são os mais ricos dos 30 e poucos anos, principalmente graças às suas participações de 4,6% na Tata Sons, o conglomerado indiano de 150 mil milhões de dólares (receitas) que detém 29 empresas públicas, incluindo a Tata Consultancy e a Tata Motors. A Tata está a considerar o seu próprio IPO nos próximos meses. Ele e Zahan herdaram as suas participações durante um 2022 marcado por uma tragédia familiar, quando o seu pai de 54 anos morreu num acidente de viação, menos de três meses depois de o seu avô, antigo presidente da Tata e o seu maior acionista individual, ter morrido aos 93 anos. O seu tio Shapoor Mistry detém os restantes 18,4% da participação da família.

Dora Voigt de Assis

Idade: 26 anos | Cidadania: Brasil | Origem da riqueza: Máquinas industriais | Patrimônio líquido: US$ 1,1 mil milhões

Ela e sua irmã Lívia são as netas mais novas de Werner Ricardo Voigt, o bilionário cofundador da produtora brasileira de equipamentos elétricos WEG, que morreu em 2016. Cada uma delas detém 3,1% da WEG, um pouco menos do que os 3,9% detidos pelos seus primos mais velhos, Eduardo e Mariana. A WEG exporta para mais de 135 países e é um dos maiores fabricantes de motores elétricos do mundo. Nem Dora nem Lívia têm participação nas operações da empresa.

Zahan Mistry

Idade: 25 anos | Cidadania: Irlanda | Origem da riqueza: Diversificada | Património líquido: 4,9 mil milhões de dólares

Tal como o seu irmão Firoz, a sua riqueza provém de uma participação de 4,6% no conglomerado Tata, bem como de uma participação de 25% no gigante da construção Shapoorji Pallonji Group. Zahan Mistry e Firoz têm vindo a assumir funções de liderança no SP Group, que se encontrava endividado, e a ajudar a reorganizá-lo após a morte do pai. Embora ele e os irmãos sejam cidadãos irlandeses, vivem em Mumbai, onde estão sediados o SP Group e a Tata.

Remi Dassault

Idade: 22 anos | Cidadania: França | Origem da riqueza: Herdado | Património líquido: $2,5 mil milhões

Herdou a sua riqueza quando o seu pai morreu num acidente de helicóptero em 2021, aos 69 anos. A maior parte da sua fortuna provém de uma participação estimada em 2,5% na empresa francesa de software Dassault Systèmes e de uma participação estimada em 4,1% na Dassault Aviation. O seu bisavô, sobrevivente do Holocausto, lançou as bases da fortuna da família ao inventar uma hélice de avião que os franceses utilizaram na Primeira Guerra Mundial.

Luca Del Vecchio

Idade: 22 anos | Cidadania: Itália | Fonte de riqueza: Óculos | Património líquido: $4,7 mil milhões

É outro dos irmãos Del Vecchio cuja fortuna provém da sua participação de 12,5% na Delfin, a holding que detém participações no gigante dos óculos EssilorLuxottica, bem como na seguradora Generali, nos bancos Mediobanca e UniCredit e no promotor imobiliário Covivio, todos sediados em França ou Itália. Ao contrário do seu meio-irmão Leonardo, não tem qualquer papel na EssilorLuxottica.

Kim Jung-min

Idade: 22 anos | Cidadania: Coreia do Sul | Fonte de riqueza: Jogos online | Património líquido: 1,4 mil milhões de dólares

Ela e a sua irmã Jung-youn possuem, cada uma, cerca de 9% da editora sul-coreana-japonesa de jogos em linha Nexon, fundada pelo seu falecido pai Kim Jung-ju em 1994. Herdaram as suas participações aquando da sua morte, aos 54 anos, em 2022. O MapleStory, um jogo de vídeo RPG de sucesso da Nexon, lançado em 2003, ajudou a popularizar o modelo “free-to-play”, em que os utilizadores pagavam apenas por acessórios cosméticos e não essenciais para as suas personagens. Nem ela nem a sua irmã têm qualquer participação na empresa.

Kevin David Lehmann

Idade: 21 anos | Cidadania: Alemanha | Fonte de riqueza: Farmácias | Património líquido: 3,3 mil milhões de dólares

Mesmo para esta lista, a sua sorte inesperada veio cedo: o seu pai deu-lhe a sua participação de 50% na principal marca de farmácias da Alemanha, dm-drogerie markt, quando ele tinha apenas 14 anos. Nem ele nem o pai estão envolvidos operacionalmente na dm, e mantêm-se intencionalmente discretos. A cadeia de drogarias tem mais de 4.000 lojas em toda a Europa e registou receitas de cerca de 17 mil milhões de dólares no ano fiscal de 2023.

Kim Jung-youn

Idade: 20 anos | Cidadania: Coreia do Sul | Fonte de riqueza: Jogos online | Património líquido: 1,4 mil milhões de dólares

Ela e a irmã detêm uma participação de 9% na empresa de desenvolvimento de jogos Nexon, principalmente através da sociedade gestora de participações sociais NXC, bem como de uma outra denominada Wise Kids. Esses ativos, mais milhões em dividendos, constituem a maior parte da sua fortuna. Após a morte do pai, em 2022, pagaram um pesado imposto sobre a herança sob a forma de ações da NXC, o que deu ao Estado uma participação de 29,3% na empresa. Atualmente, as irmãs detêm 36,7%.

Clemente Del Vecchio

Idade: 19 anos | Cidadania: Itália | Fonte de riqueza: Óculos | Património líquido: 4,7 mil milhões de dólares

Ele é o terceiro irmão Del Vecchio e o quarto herdeiro de uma fortuna de óculos entre os 33 anos e menos. Tal como os seus irmãos, possui 12,5% da holding Delfin, que detém participações numa série de empresas que incluem o produtor de Ray-Ban, EssilorLuxottica. Os três irmãos residem atualmente em Milão.

Livia Voigt

Idade: 19 anos | Cidadania: Brasil | Origem da riqueza: Maquinaria industrial | Património líquido: 1,1 mil milhões de dólares

Com dezanove anos até julho, e dois meses mais nova do que Clemente Del Vecchio, é a bilionária mais jovem do mundo. Assim como a sua irmã Dora, ela possui 3,1% da WEG e já recebeu milhões em dividendos. Atualmente, está inscrita na universidade e está a concluir o curso de psicologia.

Monica Hunter-Hart/Forbes Internacional

Mais Artigos