Da indústria ao turismo, do desporto à moda, a lista dos milionários da FORBES é composta por 50 portugueses que são donos de uma fortuna acumulada de 24 mil milhões de euros, o equivalente a 12% do Produto Interno Bruto. O património líquido médio de um membro da lista é 513 mil euros, mas essa média é fortemente impulsionada por aqueles que estão no topo: 56% da riqueza total está nas mãos dos 10 portugueses mais ricos. Isto mostra que, tal como sucede na economia, também entre os mais abastados a distribuição da riqueza está longe de ser equitativa. O mesmo acontece no campo do género, com a lista a conter 36 homens e apenas 14 mulheres.
Nas contas da FORBES, o património líquido mínimo (activos menos dívidas) para fazer parte deste clube de elite são 190 milhões de euros. Um valor equivalente ao jackpot máximo do Euromilhões alguma vez ganho por um apostador em Portugal – o feito foi registado a 24 de Outubro de 2014, em Castelo Branco, por um jogador anónimo e após cinco sorteios sucessivos acumulados. Porém, ao contrário do “excêntrico” albicastrense, a sorte está longe de ser a peça central do puzzle das fortunas destes milionários.
Com algumas excepções, os ricos portugueses têm medo de arriscar. Não correm grandes aventuras com o seu dinheiro. A verdade é que nunca precisaram de o fazer.
Com uma média de idades a rondar os 63 anos, o tempo e a experiência parecem ser elementos-chave para também fazer parte deste clube restrito que conta com apenas quatro milionários sub-50. Mas não é o único segredo.
Com algumas excepções, os ricos portugueses têm medo de arriscar. Não correm grandes aventuras com o seu dinheiro. A verdade é que nunca precisaram de o fazer. Durante décadas foram feitos impérios à boleia de ligações amistosas com o poder político, que ora criava ora destruía fortunas.
Para bem de Portugal, esses ricos estão a dar lugar aos “self-made”, que a partir do zero ergueram negócios milionários. José Neves, o novo multimilionário português, é a face mais visível desta nova vaga de empreendedores lusitanos com garra e ambição mundial. Saiba quem são – e quanto dinheiro têm – os novos e antigos milionários portugueses na FORBES de Julho/Agosto.