Ouro atingiu valores históricos. Conheça os países com mais reservas deste metal precioso

O preço do ouro continua a bater máximos históricos, atingindo, na semana passada, um recorde de 3.060 dólares a onça troy (cerca 28,3 gramas). A explicação é simples: dadas as tensões geopolíticas e incerteza económica global, os investidores refugiam-se no ouro, considerado um ativo mais seguro. A valorização deste metal precioso iniciou esta tendência crescente…
ebenhack/AP
Estados Unidos é o país que acumula mais ouro, seguido da Alemanha e da Itália. Portugal, em 14ª posição da lista dos maiores detentores, está em 7º no ranking das maiores reservas mundiais per capita, à frente dos Estados Unidos.
Listas

O preço do ouro continua a bater máximos históricos, atingindo, na semana passada, um recorde de 3.060 dólares a onça troy (cerca 28,3 gramas). A explicação é simples: dadas as tensões geopolíticas e incerteza económica global, os investidores refugiam-se no ouro, considerado um ativo mais seguro. A valorização deste metal precioso iniciou esta tendência crescente no ano passado, quando os bancos centrais e os investidores procuraram alguma segurança nos seus investimentos.

Os analistas da plataforma de investimento BestBrokers analisaram os dados do World Gold Council, relativos às reservas de ouro em 2024 e identificaram os maiores compradores e os maiores vendedores do ano transato, apresentando os seus resultados num research agora tornado público.

Em 2024, o país que mais vendeu as suas reservas de ouro foi as Filipinas, que reduziu o metal precioso em quase 30 toneladas. 

Os dados recolhidos mostram que Portugal detém 382,66 toneladas de ouro nas suas reservas nacionais, sendo o 14º país com mais metal precioso guardado, mas, se olharmos para estes dados numa análise per capita, verificamos que se encontra na sétima posição desta lista. Tendo em conta a população atual de 10,6 milhões de habitantes, o país tem cerca de 35,7 gramas de ouro por cidadão, o que equivale a mais ou menos 3.122 euros.

Convém realçar que as reservas nacionais, estimadas em cerca de 40 mil milhões de euros, representam 75% de todo o ouro detido em Portugal. O mesmo research mostra que o nosso país não comprou ouro em 2024, mas em 2023 aumentou as suas reservas em 62 quilogramas, depois de ter vendido boa parte, entre 2002 e 2006.

Polónia foi o maior comprador de ouro em 2024

Assim, segundo este estudo, a Polónia foi o país que comprou mais ouro em 2024, com um acréscimo de quase 25% das suas reservas, seguindo-se a Turquia com 13,8% e a Índia com um acréscimo de 9%. A China, apesar de já ter uma reserva substancial continuou as suas compras adquirindo 44,17 toneladas em 2024, o que representou um acréscimo de quase 2% das suas reservas. Este país desacelerou as compras depois de ter adquirido, em 2023, 224,9 toneladas de ouro.

Do lado oposto, como maior vendedor de ouro, esteve as Filipinas, país que reduziu as suas reservas em 29,4 toneladas, ou seja, cerca de 18,4% das suas reservas totais.

Analisando em números absolutos, os Estados Unidos é o território que acumula mais reservas de ouro no mundo, com um total de 8.133 toneladas, seguido da Alemanha, a uma distância significativa, com 3.350 toneladas. A Itália apresenta-se em terceira posição, com 2.451,8 toneladas e a França em quarta com 2.437 toneladas.

No caso da análise per capita, os Estados Unidos, que estão em primeiro no valor das reservas totais, apenas estão na 12º posição relativamente às reservas per capita, 7estando bem abaixo da posição nacional. A Suíça, que está na 7ª posição da lista dos países com mais reservas – atingindo as 1.339 toneladas – é, pois, o país com mais ouro per capita.

 

Mais Artigos