A Seleção Nacional Feminina conquistou, pela primeira vez, a qualificação para o Campeonato da Europa de Basquetebol, o Women’s EuroBasket de 2025. A seleção comandada por Ricardo Vasconcelos conseguiu este feito histórico ao vencer a Sérvia por 57-40, no jogo que decorreu esta tarde em Coimbra.
Conquistado o passaporte inédito, a equipa portuguesa vai participar na 40.ª edição do Eurobasket feminino, que vai ser disputado entre 18 e 29 de junho, por 16 seleções, entre as quais as anfitriãs República Checa, Alemanha, Itália e Grécia. Grã-Bretanha, Lituânia e Suíça acompanham Portugal no apuramento para a fase final como segundos classificados, enquanto Espanha, Eslovénia, Bélgica, Suécia, França, Turquia, Sérvia e Montenegro como vencedoras das ‘poules’.
Na página da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) pode ler-se que as ‘Lince’ tiveram uma “prestação brilhante frente à equipa que ocupa o 9.º lugar no ranking mundial, com o especial contributo das atletas Maria Kostourkova, Sofia da Silva e Maria João Correia”.
A distinção de MVP do jogo foi de novo para a poste da seleção nacional Maria Kostourkova pelos seis pontos, oito ressaltos, duas assistências e um roubo de bola. A capitã Sofia da Silva contribuiu com seis pontos, quatro ressaltos, três assistências e quatro roubos de bola. Já Maria João Correia somou 12 pontos, dois ressaltos, quatro assistências e dois roubos de bola.
No final do jogo, o presidente da FPB, Manuel Fernandes, afirmou que “estas jovens jogadoras vão ficar registadas a letras de ouro na história do basquetebol português, porque quem esteve em Coimbra percebeu que foi [uma vitória] para além das pernas, do coração e dos pulmões, em que a vontade de vencer e de se superar esteve na cabeça”.
Sobre esta conquista histórica, a antiga internacional portuguesa, que fez carreira na Liga norte-americana (WNBA), Ticha Penicheiro, afirmou que “é um feito inédito. Como boa portuguesa e ex-basquetebolista, claro que estou super orgulhosa da equipa, do técnico, da federação”.
Com Lusa