A comitiva portuguesa de 27 atletas para os Jogos Paralímpicos Paris 2024 já está a postos para o arranque da competição que decorre até dia 8 de setembro. A Missão Portuguesa leva menos sete atletas em relação a Tóquio, mas vai participar em mais modalidades, dez no total: atletismo, canoagem, boccia, badminton, natação, judo, triatlo, ciclismo, tiro e halterofilismo.
Esta tarde decorre, na Place de la Concorde e nos Champs-Élysées, a sessão de abertura, sendo que o nadador Diogo Cancela e a atiradora Margarida Lapa vão ser os porta-estandartes de Portugal.
Já a partir de amanhã os atletas portugueses iniciam a participação na fase de grupos individual da modalidade de boccia. David Araújo e André Ramos são os primeiros a competir às 10h40 (hora de Portugal) em BC2 e BC1, respetivamente. Carla Oliveira às 11h50 em BC4 e José Gonçalves às 13h00 em BC3 são os atletas que entram em ação a seguir. Na sessão da tarde, Carla Oliveira regressa às 18h20 e o dia fecha com a partida de Ana Sofia Costa às 19h30 em BC3.
Ao longo dos 12 dias dos jogos na capital francesa estarão 4.400 atletas paralímpicos oriundos de 182 países, sendo 22 as modalidades em competição. São esperados 549 eventos medalháveis, com 19 arenas de competição, três mil jornalistas acreditados e 3.7 milhões de espectadores.
Portugal trouxe dos Jogos Paralímpicos Tóquio2020 duas medalhas de bronze, conquistadas por Miguel Monteiro e Norberto Mourão, e 23 diplomas. A expetativa é superar este desempenho em Paris. O contrato-programa de preparação para os Jogos Paralímpicos Paris2024 tem um valor global de 9,2 milhões de euros.
O Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, o Ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte, o Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, e a Secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão, Clara Marques Mendes, vão acompanhar na capital francesa a Missão Portuguesa no início dos Jogos Paralímpicos Paris 2024.