A partir de segunda-feira, dia 27, abre portas a Web Summit Rio onde a presença de start-ups portuguesas será notada. Uma delegação de 28 empresas, apoiada pela Startup Portugal e pela Unicorn Factory, estará no evento de tecnologia criado por Paddy Cosgrave. Entre os setores que compõem a comitiva portuguesa estão os recursos humanos, sports&fitness, Inteligência Artificial (IA), entre outros.
Ainda no dia 27 decorre no Palácio de São Clemente, no Consulado de Portugal no Rio de Janeiro, um evento de lançamento da participação portuguesa na conferência para criar conexões entre as start-ups portuguesas e fundadores, investidores e players de referência no ecossistema brasileiro.
A Startup Portugal revela que 11 empresas da delegação participam na conferência no âmbito da iniciativa Business Abroad, sendo que, estas já levantaram investimento de venture capital e business angels de mais de sete milhões de euros e empregam cerca de 200 colaboradores. São elas: a ambi.careers, CyberX: Startup, Deeploy.me, Enline Energy, EXO Innovation and Sustainability, iTRecruiter, Ghinis Boats, PluggableAI, Sidis.ai, Smartgolfcourses, e a WiseWorld.
As restantes empresas participam ao abrigo da parceria com a Unicorn Factory Lisboa ou estão registadas de forma independente.
Desde o seu início, o programa Business Abroad, da Startup Portugal, já levou mais de 320 empresas deste ecossistema português a eventos tecnológicos internacionais e aos mercados de destino mais relevantes. Ainda assim, a Startup Portugal revela que, por motivos de reestruturação deste programa, foi suspensa a próxima missão ao Brasil prevista para o Startup Summit, em Florianópolis, de 27 a 29 de agosto.
O diretor executivo da Startup Portugal, António Dias Martins, lembra que “todos os anos, temos levado mais de uma dezena da start-ups no âmbito deste programa criando-lhes oportunidades de negócio para expandirem para o Brasil e para a América Latina”.