A Unicorn Factory Lisboa deu início à 7ª edição do Scaling Up, programa de aceleração direcionado para startups “post-seed”, em fase de crescimento acelerado e com foco na expansão internacional, com a entrada de 10 novas scaleups. As scaleups selecionadas são a Connected Space, Framedrop, Gaimin, Growappy, Hiop, LoopOS, LUGGit, Noxus, Secretarium e Viads.
Esta dezena de start-ups em fase de crescimento acelerado já captaram mais de 17 milhões de euros em investimento e registam uma receita anual combinada de 31 milhões de euros. Em conjunto, empregam um total de 267 colaboradores e, no que diz respeito à presença física, 70% têm escritórios em Portugal.
O que faz cada uma destas scaleups?
Connected Space | SatCom, IoT
As soluções da Connected são desenvolvidas para melhorar a segurança, a qualidade de vida e desbloquear novos modelos de negócios com base em IoT, fornecendo conectividade universal via satélite.
Framedrop | IA, Media Tech
A Framedrop otimiza a promoção de conteúdo com automação de IA, melhorando a eficiência do fluxo de trabalho para meios de comunicação que produzem conteúdo de vídeo de longa duração. Identificando os melhores momentos e criando clipes curtos e artigos, simplifica a promoção nas redes sociais e aumenta o tráfego no site, maximizando o envolvimento da audiência e a monetização.
Gaimin | CloudTech
A Gaimin projeta, desenvolve, modifica, testa e dá suporte a programas de software, como sistemas de programação, aplicações, bases de dados e websites.
Growappy | IA, EdTech
A Growappy possibilita através da IA uma educação personalizada, desde a infância, e uma experiência de comunicação entre escolas e famílias.
Hiop | SaaS, Data Tech
A Hiop é uma plataforma SaaS que permite a developers e agentes de IA gerir operações avançadas de dados (DataOps), como integração, modelação e transferência, com a mesma facilidade de enviar uma encomenda pelo correio.
LoopOS | Economia circular, SaaS
A LoopOS é um ERP all-in-one que permite a qualquer empresa implementar e escalar modelos de economia circular com facilidade e rapidez, desde retomas, alugueres e devoluções até reparações e recondicionamento.
LUGGit | Logística
A LUGGit é um serviço de recolha, armazenamento e entrega de bagagens. Recolhem as malas dos viajantes onde estão, armazenando-as o tempo necessário e entregando-as no local e horário escolhidos.
Noxus | IA, Enterprise Tech
A Noxus opera um sistema que permite às empresas implementar IA de forma rápida nas suas organizações. A plataforma permite também que as empresas criem colaboradores de IA para lidar com tarefas repetitivas e fluxos de trabalho complexos, que trabalham em conjunto com os colaboradores humanos, para aumentar a produtividade e eficiência.
Secretarium | Cyber Security
Plataforma de computação em nuvem que garante privacidade e segurança.
Viads | AdTech
A Viads é uma empresa de tecnologia de anúncios que conecta editores e anunciantes.
Nos próximos oito meses, as scaleups selecionadas irão acelerar o seu crescimento através de oito módulos especializados, com foco na expansão internacional, aumento de financiamento e receitas, escalabilidade das operações, desenvolvimento de parcerias estratégicas e aprimoramento das competências das equipas de liderança. Contarão também com o apoio de 140 mentores séniores de scaleups, grandes empresas e investidores.
Com estas dez novas scaleups a serem apoiadas eleva-se para um total de 58 scaleups que já foram apoiadas pelo programa da Fábrica de Unicórnios.
Desde a sua criação, o Programa Scaling Up já recebeu mais de 240 candidaturas e apoia agora 58 scaleups, que no seu conjunto arrecadaram 379 milhões de euros em investimento e geraram uma receita anual combinada de 200 milhões de euros, contando ainda com 18 fundadoras mulheres entre as empresas selecionadas. De acordo com a Fábrica de Unicórnios, as startups que passaram pelo programa Scaling Up registaram um crescimento acumulado de 58% no financiamento captado e 55% na receita anual.
As inscrições para o Scaling Up estão abertas durante todo o ano, sendo revistas a cada 6 meses para seleção do novo cohort. Podem ser feitas através deste link.