Quem é executivo da Siemens que morreu no acidente de helicóptero em Nova Iorque

Aconteceu ontem o aparatoso acidente de helicóptero que vitimou seis pessoas no Rio Hudson, em Nova Iorque. Segundo a imprensa internacional, as vítimas são Agustin Escobar, executivo espanhol com carreira internacional, a sua esposa, os três filhos do casal e o piloto da aeronave. Agustin Escobar, que era atualmente Global Head of Rail Mobility na…
ebenhack/AP
Agustin Escobar e a sua esposa, vítimas do acidente no Rio Hudson, eram ambos altos quadros da multinacional Siemens. Na tragédia morreram ainda os três filhos do casal e o piloto da aeronave.
Líderes

Aconteceu ontem o aparatoso acidente de helicóptero que vitimou seis pessoas no Rio Hudson, em Nova Iorque. Segundo a imprensa internacional, as vítimas são Agustin Escobar, executivo espanhol com carreira internacional, a sua esposa, os três filhos do casal e o piloto da aeronave.

Agustin Escobar, que era atualmente Global Head of Rail Mobility na Siemens, foi CEO da Siemens em Espanha, entre 2022 e 2024. O gestor estava de visita a Nova Iorque com a sua família, tendo embarcado em Manhattan num helicóptero da empresa e turismo New York Helicopter Tours. O momento do acidente ter-se-á dado apenas 15 minutos após levantar voo. As causa estão ainda a ser apuradas.

O executivo desempenhou ainda cargos de responsabilidade em setores estratégicos como a energia, a mobilidade e as infraestruturas, quer na América Latina quer na América do Norte, entre 2012 e 2018.

O executivo, natural de Puertollano, em Ciudad Real, tinha uma extensa carreira no universo da multinacional Siemens, segundo a Forbes Espanha. Com 20 anos de carreira internacional o gestor foi CEO da Siemens Mobility em Espanha e Sudoeste da Europa. Desempenhou ainda cargos de responsabilidade em setores estratégicos como a energia, a mobilidade e as infraestruturas, quer na América Latina quer na América do Norte, entre 2012 e 2018.

A Forbes Espanha entrevistou este responsável em 2023 e refere que o mesmo partilhou na altura a sua visão sobre o futuro da mobilidade sustentável e os desafios globais do sector. Nesse mesmo ano, a sua cidade natal nomeou-o “filho predileto” em reconhecimento da sua carreira profissional.

A sua esposa, Mercè Camprubí Montal, era executiva da Siemens Energy e tinha já construído com uma sólida carreira internacional, tendo trabalhado em Nova Iorque entre 2011 e 2013. Era atualmente diretora de Marketing Global da multinacional. A família vivia em Barcelona.

 

Mais Artigos