É já na madrugada da próxima sexta-feira, no horário de Portugal, que a NFL regressa para mais uma temporada. Deixamos-lhe todas as informações que precisa sobre a nova época: dos favoritos ao calendário, passando pelos mais bem pagos, as mudanças, e muito mais. A Forbes Portugal falou com André Amorim, comentador da NFL na DAZN Portugal, ex-jogador e treinador de futebol americano.
🗓️ Quando?
A época regular começa esta quinta-feira, 5 de setembro. No horário de Portugal, será a madrugada de 6 de setembro. O primeiro jogo é entre os vencedores do Super Bowl da época passada, Kansas City Chiefs, e os Baltimore Ravens (1h20).
🗺️ Onde?
A resposta pode parecer óbvia, mas não é. Apesar de se tratar de um campeonato norte-americano, os jogos acontecem também fora do país. A 6 de setembro, os Philadelphia Eagles e os Green Bay Packers têm encontro marcado em São Paulo, Brasil. Entre 6 e 20 de outubro, Londres, no Reino Unido, recebe três jogos. E a 10 de novembro a NFL chega a Munique, na Alemanha.
📺 Como ver?
A única forma de acompanhar a NFL em Portugal é através da DAZN, a casa da NFL no país e em todo o mundo (exceto EUA e China). Seja através da subscrição base, em que são transmitidos três jogos por semana, ou do NFL Game Pass, onde é possível ver todos os jogos.
🏈 O que muda esta época?
Como todos os anos, há a mudança de jogadores no seguimento do draft da NFL. Só que este ano há motivos para o entusiasmo ser um pouco maior. “Foi um draft histórico com seis quarterbacks escolhidos nas primeiras doze escolhas. Vamos ter Caleb Williams a assumir estatuto de estrela nos Chicago Bears, o Bo Nix a fazer um início de temporada que me parece muito sólido nos Denver Broncos, Jayden Daniels que em Washington pode fazer história, um Michael Penix Jr. que espera a sua oportunidade em Atlanta, um Drake Maye na mesma posição em New England e um J.J. McCarty que infelizmente se lesionou e viu a sua estreia adiada para a próxima época. Mas existe muito entusiasmo em redor do jovem talento que chegou”, diz André Amorim.
A outra mudança está relacionada com as regras: “Alterou a dinâmica dos Kickoffs para tentar promover mais devoluções de bola. No ano passado aconteceu em aproximadamente 23% dessas situações e na pré-temporada já vimos esse número subir para aproximadamente 75%. As alterações promovem mais entusiasmo, tentam minimizar também possíveis lesões e trazer mais touchdowns aos jogos”, acrescentou.
🥇 Quem são os favoritos?
Olhando para trás, torna-se difícil não entregar o favoritismo aos Kansas City Chiefs, atuais campeões da NFL. Mas André Amorim fala-nos, também, de outras equipas que poderão estar na luta pelo título: San Francisco 49ers, Baltimore Ravens, Detroit Lions e Philadelphia Eagles.
Houston Texans, Cincinnati Bengals, Green Bay Packers e Los Angeles Rams poderão, também, conseguir assumir algum protagonismo.
🏆 Super Bowl: Quando e onde?
O jogo grande da NFL está marcado para 9 de fevereiro de 2025, no Caesars Superdome, casa dos New Orleans Saints. New Orleans vai receber o Super Bowl pela 11.ª vez, tornando-se a cidade que mais vezes recebeu o jogo.
🔴 Os Chiefs poderão ser a primeira equipa a vencer o Super Bowl por três vezes consecutivas?
Esta época pode ser histórica por mais um motivo. Caso vençam novamente, os Kansas City Chiefs serão a primeira equipa a vencer o Super Bowl por três vezes consecutivas.
“Neste momento estão com a oportunidade de fazer história. A última vez que uma equipa esteve nesta posição foi há 20 anos, em que os Patriots tinham ganho em 2003 e 2004, chegando depois em 2005 a perder logo na primeira ronda do play-off. As probabilidades para mim são altas porque mantiveram praticamente a equipa técnica toda, adicionaram jogadores com valências diferentes a nível ofensivo, dando a Patrick Mahomes mais ‘munições’ e, defensivamente, perderam apenas um jogador. Os Chiefs vão chegar com tudo!”, garante o comentador.
💰 Quais são as equipas mais valiosas?
- Dallas Cowboys: 9,11 mil milhões de euros
- Los Angeles Rams: 6,85 mil milhões de euros
- New England Patriots: 6,67 mil milhões de euros
- New York Giants: 6,58 mil milhões de euros
- New York Jets: 6,22 mil milhões de euros
💵 Quem são os jogadores mais bem pagos?
Jared Goff | Quarterback | Detroit Lions
77,2 milhões de euros

Depois de conduzir os Lions à sua primeira participação no play-off em sete anos, Goff recebeu uma extensão de contrato de quatro anos, no valor de 212 milhões de dólares, com 170 milhões de dólares em garantias concretas e uma cláusula de não negociação. O seu bónus de assinatura de 73 milhões de dólares foi um recorde da NFL durante dois meses, até Jordan Love o ter ultrapassado com 75 milhões de dólares dos Packers. Goff complementa o seu rendimento com patrocínios de marcas como a Ford, a Old Spice e, apropriadamente, a joalharia Jared. E parece que sabe como o gastar: No ano passado, comprou casas vizinhas em Manhattan Beach, Califórnia, por 10,5 milhões de dólares e 8,6 milhões de dólares. Uma das transações imobiliárias mais caras de uma figura do desporto em 2023, de acordo com análise da corretora de imóveis de luxo RubyHome Northwest.
Patrick Mahomes | Quarterback | Kansas City Chiefs
73,1 milhões de euros

Mahomes, que completa 29 anos este mês, ainda tem o maior contrato da história da NFL (medido pelo valor total), com o acordo de 10 anos e 450 milhões de dólares que assinou em 2020. Numa base anual, no entanto, ele foi ultrapassado: 10 quarterbacks têm agora médias anuais mais altas. Enquanto Mahomes procura o terceiro título consecutivo do Super Bowl, e o quarto no geral, a questão é quando os Chiefs lhe darão um aumento. “É fantástico para o jogo de futebol americano”, disse Mahomes ao USA Today em julho, comentando as grandes contratações das estrelas em ascensão Jordan Love e Tua Tagovailoa. “Eu próprio estou a sair-me muito bem”. Mahomes pode certamente dar-se ao luxo de adotar essa atitude magnânima, uma vez que tem a melhor carteira de patrocínios tradicionais no futebol americano, incluindo um acordo que celebrou com a Prime Sports Drinks em dezembro, depois de o seu anterior patrocinador de bebidas, a BioSteel, ter declarado falência no ano passado. Mahomes também lançou o Throne Sport Coffee em maio, sendo o segundo maior acionista da empresa, e foi produtor da série documental da Netflix ‘Receiver’.
Jordan Love | Quarterback | Green Bay Packers
71,3 milhões de euros

Escolhido na primeira ronda do draft em 2020, Love serviu de apoio a Aaron Rodgers em Green Bay durante três épocas antes de se destacar em 2023. As expetativas são muito maiores para a sua próxima campanha: Uma sondagem de treinadores e executivos da Athletic colocou Love em 14.º lugar entre os quarterbacks, subindo 13 lugares em relação a 2023. É arriscado entregar um contrato de quatro anos e 220 milhões de dólares a um jogador com 18 partidas na carreira, como os Packers fizeram em julho, mas lembrem-se que Rodgers tinha apenas sete quando o clube lhe deu uma extensão de cinco anos em 2008. “Não há garantias de nada no futuro. Mas sabemos como ele vai responder, como vai reagir e como vai trabalhar”, disse o diretor geral dos Packers, Brian Gutekunst, aos jornalistas em março, durante as negociações com Love.
👀 Quais são os jogos imperdíveis?
Para quem não consegue acompanhar a NFL ao vivo a época inteira, até porque a diferença horária não ajuda, a Forbes pediu a André Amorim para indicar alguns dos jogos imperdíveis.
“Começamos logo na primeira jornada, onde o jogo de kickoff é uma oportunidade de vingança para os Baltimore Ravens que foram impedidos de jogar o Super Bowl ao perderem com os Chiefs. Ainda na primeira semana um alinhamento idêntico para os Los Angeles Rams, que foram eliminados pelos Detroit Lions e começam a época contra eles. Na segunda semana temos os Houston Texans contra Chicago Bears. CJ Stroud, quarterback de Houston, foi o melhor quarterback na temporada de estreia da NFL, enquanto os Bears têm agora Caleb Williams, n.º 1 do draft, que espera superar o seu colega de posição. A 25 de novembro temos os Baltimore Ravens contra os Los Angeles Chargers, um duelo entre irmãos com John Harbaugh a defrontar o seu irmão mais velho, Jim Harbaugh. Já a 30 de dezembro temos dois favoritos do lado da NFC a colidirem: Detroit Lions e San Francisco 49ers. Igualmente, qualquer jogo da AFC Norte entre os Pittsburg Steelers, Cleveland Browns, Cincinnati Bengals e Baltimore Ravens vai ser digno de holofotes”, conclui.