Rosália Teixeira, a timoneira da Porto Editora

Aos 91 anos, Rosália Teixeira, dona da Porto Editora, importante grupo editorial, especializado na área da Educação, é ainda ativa nos negócios familiares. Mantém-se como presidente do Conselho de Administração da empresa, composto ainda pelos seus três filhos, Vasco Teixeira, Graciete Teixeira e José Teixeira, que ocupam os lugares cimeiros de algumas das empresas do…
ebenhack/AP
Com um total de 70 pontos, Rosália Teixeira, acionista da Porto Editora, lidera a categoria de Educação e Ciência da lista de 2024 das Mais Poderosas dos Negócios da Forbes Portugal.
Líderes

Aos 91 anos, Rosália Teixeira, dona da Porto Editora, importante grupo editorial, especializado na área da Educação, é ainda ativa nos negócios familiares. Mantém-se como presidente do Conselho de Administração da empresa, composto ainda pelos seus três filhos, Vasco Teixeira, Graciete Teixeira e José Teixeira, que ocupam os lugares cimeiros de algumas das empresas do grupo. Além de estar na lista das mulheres mais ricas em Portugal, com uma fortuna avaliada em 440 milhões de euros, está igualmente na lista das mulheres Mais Poderosas nos Negócios de 2024, com um total de 70 pontos.

Rosália Teixeira, licenciada em Química, está a frente do negócio fundado pelo marido, Vasco Teixeira, em 1944, desde a sua morte, em 1987, e é hoje uma das mulheres mais ricas de Portugal. Segundo a lista anual da Forbes Portugal, a empresária detém uma fortuna estimada de 345 milhões de euros.

Rosália Teixeira, acionista da Porto Editora, lidera, com 70 pontos, a categoria de Educação e Ciência da lista de 2024 das mulheres Mais Poderosas nos Negócios.

A empresa, que nasceu da união de Vasco Teixeira, professor universitário, a outros 20 sócios, com interesses na área da educação, cresceu rapidamente e, em 1950, já tinha consolidado a sua posição no segmento dos livros escolares. Tem vindo, desde então a somar editoras independentes e outras áreas de negócios ao seu portefólio. Hoje fazem parte deste império editoras como a Areal, a Assírio, a Bertrand, a Circulo de Leitores, a Wook, a Plural Editores Moçambique, a Plural Editores Angola e a Livros do Brasil, entre outras. Foi já no século XXI que a empresa se internacionalizou e abriu uma editora em Moçambique, seguindo-se Angola e mais recentemente em Timor-Leste.

Todas as participações familiares no grupo editorial estão concentradas na holding Urgabesta, onde Rosália Teixeira detém 65% do capital e o restante está distribuído pelos filhos e por ações próprias.

A revista Forbes Portugal publicou o seu ranking das 55 Mulheres Mais Poderosas nos Negócios na edição de agosto/setembro. A avaliação da Forbes Portugal é feita com base em cinco critérios, pontuados de zero a 20, obtendo-se assim uma pontuação final para cada nome analisado: Fortuna, Poder de Decisão, Poder de Influência, Dimensão do Negócio e Empreendedorismo. Depois de pontuados, os nomes foram organizados pelas áreas de atividade em que mais se destacam, selecionando-se as cinco mulheres mais pontuadas de cada categoria.

Mais Artigos